Confira os maiores volumes de chuva nas cidades de SC e a previsão de granizo

Atualizado

As regiões do Meio Oeste e Serra foram foram as mais atingidas pelas chuvas na noite desta segunda-feira (4) e madrugada do dia seguinte, em Santa Catarina.

Entre às 20h de segunda e às 8h do dia seguinte, Campo Belo do Sul, na Serra, foi o município que mais registrou volumes de chuva. Ao todo, 60 mm atingiram a cidade.

As também serranas Zórtea e Campos Novos registraram 53 mm e 56 mm, respectivamente. Na região Sul os volumes de chuva variaram entre 12 mm e 25 mm.

Registro dos milímetros de chuva que atingiram as regiões de SC nas últimas 12 horas – Foto: Epagri/Divulgação/ND

Foi registrado também chuvas nos municípios da Grande Florianópolis. No Norte da Ilha, os volumes de chuva atingiram 27 mm. Nos municípios em torno da Capital os volumes ficaram em torno dos 20 mm. De acordo com a Defesa Civil de Florianópolis, não houve estragos com a chuva.

Leia também

No Vale do Itajaí os volumes foram mais baixos, sendo que a máxima foi de 12 mm, em Camboriú. No Oeste foram registrados altos volumes nos municípios de Videira e Concórdia, que oscilaram entre os 40 mm durante o período.

Frente fria

Segundo o meteorologista Clóvis Corrêa, as chuvas foram motivadas por uma frente fria que passou pelo Estado durante o período. As chuvas devem persistir nos próximos dias, devido a formação de uma área de instabilidade, chamada de cavado.

O fenômeno é caracterizado pela baixa pressão atmosférica e pelo fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul. Durante a quarta e quinta-feira há ainda a possibilidade de granizo.

No Oeste, as chuvas devem persistir até a manhã de quarta-feira (6), onde a chuva generalizada deve dar espaço para temporais localizados durante o período da tarde e noite.

A partir de quinta-feira (7) o tempo deve começar a abrir. No final de semana, devido às temperaturas quentes, há a possibilidade de pancadas de chuva.

Já na Grande Florianópolis o tempo deve ser nebuloso nesta quarta-feira (6), entretanto não há previsão de chuva.

Para quinta-feira (7) e sexta-feira (8) a chuva deve voltar a atingir a região. A partir de sábado (9), está previsto nebulosidade. O tempo deve abrir apenas no dia seguinte.

Mais conteúdo sobre

Tempo