Confira quem vai passar primeiro pela Ponte Hercílio Luz após liberação em 30 de dezembro

Atualizado

Agora é oficial: pedestres e ciclistas terão prioridade para transitar sobre a reformada Ponte Hercílio Luz, a partir de 30 de dezembro. O cronograma de ocupação da nova estrutura foi anunciado na manhã desta sexta-feira, pelo secretário de Transportes e Mobilidade, Michel Mittmann, em coletiva de imprensa que teve as participações do prefeito Gean Loureiro e do secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina.

Pedestres e ciclistas terão exclusividade na Ponte Hercílio Luz de 30 de dezembro a 13 de janeiro – Foto: Anderson Coelho/ND

De acordo com Mittmann, a operação Ponte Hercílio Luz (cronograma) foi montada após dois anos de planejamento e obras no sistema viário do entorno, que ainda estão em andamento e deverão ser concluídas nos próximos dias.

O secretário também ressaltou a intenção de utilizar a nova estrutura como uma forma de aculturar a população. “A gente é muito individualista. Está na hora de reverter esse pensamento e vamos usar a ponte para isso”, afirmou.

De acordo com o cronograma, os pedestres e ciclistas terão exclusividade na Ponte Hercílio Luz, de 30 de dezembro a 13 de janeiro.  Na primeira semana (30 de dezembro a 5 de janeiro), esse trânsito será limitado devido aos eventos de reabertura que estão sendo programados pelo governo do Estado. A partir do dia 13 de janeiro, o trânsito de pedestres e ciclistas será feito pelas passarelas e será exclusivo apenas aos finais de semana, a partir das 14h.

Já o transporte coletivo começa a utilizar a Ponte Hercílio Luz em fase de testes operacionais a partir de 13 de janeiro com uma linha de ônibus convencional municipal (Linha 630 – Corredor Continente – Ida). Se tudo ocorrer de forma positiva, demais linhas serão colocadas em operação a partir de fevereiro. “O processo de implantação precisa ser gradativo”, salientou Mittmann.

Uma novidade do transporte coletivo relacionada com a Ponte Hercílio Luz será a criação de uma linha circular que levará passageiros até a cabeceira da estrutura. A intenção da prefeitura é estabelecer a gratuidade da tarifa para incentivar as pessoas a frequentar a nova estrutura e o entorno. Inicialmente, a linha terá um itinerário restrito à área central, mas poderá passar pela ponte em direção ao continente a partir de 5 de janeiro, se não houver nenhuma problema com  a operação inicial. “Toda a programação depende do sucesso da etapa anterior. É um trabalho de controle, fiscalização, ajustes e obras”,  emendou Mittmann.

Já os ônibus do transporte intermunicipal deverão ter acesso a nova estrutura apenas em 2 de março, com 35 linhas inicialmente. Novas linhas intermunicipais deverão ser incorporadas a partir de 6 de março.  “Até o dia 2 de março estimamos que o transporte coletivo possa transportar diariamente pela Ponte Hercílio Luz 72 mil pessoas, o que representa um fluxo de 30% dos passageiros que passam pelas duas pontes atualmente (220 mil pessoas)”, estipula.

Os ônibus de turismo estão programados para acessarem a nova ponte a partir de 13 de janeiro em fase testes, enquanto a liberação de veículos do transporte escolar está prevista para ocorrer a partir de 17 de fevereiro. Os táxis também poderão acessar a nova estrutura a partir de 3 de fevereiro, dependendo dos resultados do teste operacional que será feito a partir de 13 de janeiro com as linhas de ônibus convencional municipal.  Os veículos de carga também terão espaço na ponte, a partir de 16 de março.

Carros oficiais como ambulâncias, veículos policiais e do Corpo de Bombeiros terão autorização para trafegar na ponte a partir de 5 de janeiro, enquanto a reabertura para carros particulares estará em avaliação para liberação a partir do segundo semestre. A intenção da Prefeitura de Florianópolis é autorizar apenas veículos particulares com três ou mais ocupantes e ainda estuda uma forma de controle de número de passageiros para liberar o acesso.

Cronograma da liberação de tráfego na ponte Hercílio Luz

21/12  – Linha Executiva Ponte Viva (gratuita) – Circular Centro Entorno da Ponte Hercílio Luz.

30/12 a 13/01 – Exclusivo para ciclistas e pedestres, respeitando os eventos de abertura.

05/01 – Linha Executiva Ponte Viva Circular Centro Entorno da Ponte Hercílio Luz (gratuita) e carros oficiais (viaturas, ambulâncias e bombeiros).

13/01 –  Trânsito exclusivo para pedestres e ciclistas liberado aos finais de semana, após às 14h de sábado, a partir desta data.

Linha de ônibus convencional municipal: 630 – Corredor Continente (ida).

Linhas executivas municipais:  Executivo Centro Ponte Viva (início da cobrança), 3001 – Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida), 3002 – Executivo Abraão/UFSC (ida) e 6220 – Executivo Abraão (volta).

Linhas executivas intermunicipais: Executivo Biguaçu (ida e volta), Executivo Bairro Ipiranga (ida e volta), Executivo Bela Vista (ida e volta), Executivo Zenaide (ida e volta), Executivo Dona Wanda (ida e volta), Executivo Dona Adélia (ida e volta), e Executivo Antônio Carlos (ida e volta).

03/02  – Liberação dos táxis para tráfego na ponte.

Liberação de linhas convencionais municipais (ida): 600 – Madrugadão Continente, 631 – Capoeiras, 660 – Aracy Vaz Callado, 661 – Balneário, 663 – Coloninha, 671 – Vila Promorar, 844 – Bairro de Fátima, 946 – Jardim Atlântico/UFSC, 948 – Capoeiras/UFSC. Novas linhas de ônibus convencional municipal (ida e volta): Jardim Atlântico/Centro, Abraão/Centro e Capoeiras/Centro.

Liberação de linha executiva municipal:  6220 – Abraão (ida).

17/02  – Liberação de mais quatro linhas de transporte convencional municipal (ida): 668 – Promorar via Ivo Silveira (ida), 670 – Monte Cristo (ida), 760 – Morro do Geraldo, e 949 – Abraão/UFSC (ida).  Liberação para transporte escolar.

02/03 – Liberação de 35 linhas convencionais intermunicipais (ida): Ipiranga, Biguaçu, Janaína, Bela Vista, Zanelatto, Bom Viver, Wanda, Dona Adélia, São Pedro, Floresta/Kobrasol, Shopping Itaguaçu, Fundos, Araucária, Avenida das Torres, Loteamento José Nitro, Saudade, Catarina, Governador Celso Ramos/Fpolis, Prado, Praia João Rosa, Antônio Carlos/Fpolis, Jardim das Acácias, Barreiros, Ceasa, Palmas/Fpolis, Rua Santo Antônio, Bela Vista via Floresta, São Miguel, Roçado via Estreito, Três Riachos/Fpolis, Heriberto Hülse, Armação/Fpolis, Jardim Cidade e Carandaí.

16/03 – Mais linhas convencionais intermunicipais a serem definidas. Liberação de veículos de transporte de cargas (categorias ainda serão definidas). Novas linhas municipais serão liberadas para passar pela Hercílio Luz (nova rota Continente – Rua Hoepcke – Avenida Rio Branco). Início da avaliação de permissão para tráfego de veículos particulares e compartilhados.

Ponte Hercílio Luz