Confirmado 9º caso de sarampo em Concórdia 

Atualizado

A Unidade Sanitária do Alto Uruguai confirmou, no início desta semana, o 9ª caso de sarampo em Concórdia, no Oeste do Estado. O paciente, de 18 anos, teve os sintomas diagnosticados e aguardava o resultado oficial das análises que foram encaminhadas ao Laboratório Central – LACEN.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além dos nove casos confirmados, mais quatro pacientes do município são investigados e aguardam o resultado do LACEN, pois apresentaram sintomas do vírus. 

De acordo com a pasta, o paciente não teve contato com outros contaminados, o que preocupa a epidemiologia do município, que precisará fazer um novo trabalho de bloqueio com quem o jovem teve contato nos últimos tempos. 

A enfermeira Chefe da Unidade Sanitária, Mara Sampaio, explica que os adultos jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de saúde, pois é exatamente, nestas faixa etária que estão ocorrendo os casos de sarampo no município. 

 Vacinação 

Começou nesta segunda-feira (18) a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. Se em um primeiro momento a iniciativa estava focada em crianças de 6 meses a menos de 5 anos, agora a vacina vai ser oferecida aos adultos de 20 a 29 anos.

De acordo com o último boletim epidemiológico da DIVE-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica Santa Catarina) são 94 casos confirmados da doença no Estado. No país são mais de 10,4 mil diagnósticos positivos. 

Entre os casos confirmados, três foram em tripulantes de um navio que atracou no litoral catarinense no mês de fevereiro de 2019. Outros 91 casos estão distribuídos geograficamente nos municípios de:

  • Joinville, Florianópolis, Palhoça, Jaraguá do Sul, Concórdia,, São Bento do Sul, Barra Velha, São José, Governador Celso Ramos, São Francisco do Sul, Guaramirim,, Balneário Camboriú, Schroeder, Guabiruba, São João Batista, Imbituba, Tubarão, Monte Castelo, Mafra, Jaborá e Araquari.

Sarampo

É uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte.

O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Sintomas – Foto: Divulgação/ND

Mais conteúdo sobre

Saúde