Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Coronavírus: decreto amplia exigência de uso de máscaras em Ingleses, Norte da Ilha de SC

A partir de segunda (1) quem sair de casa vai precisar usar a proteção; segundo a Prefeitura de Florianópolis, medida foi tomada depois de denúncias de desrespeito às regras para prevenir a Covid-19

Uso de máscara já é obrigatório para circulação no calçadão da Felipe Schmidt e na Beira-Mar Norte e Continental – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/PMFUso de máscara já é obrigatório para circulação no calçadão da Felipe Schmidt e na Beira-Mar Norte e Continental – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/PMF

O prefeito Gean Loureiro (DEM) publicou decreto nesta quinta-feira (28) que amplia a exigência de uso de máscaras para circulação em Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, inclusive durante a prática de atividades físicas.

A proteção passa a ser obrigatória a partir de segunda-feira, 1º de junho para quem sair na rua. A medida foi tomada depois do recebimento de denúncias de que muitas pessoas não estavam usando a proteção fora de casa.

“Grande parte da população do bairro, que é onde vivo também, tem seguido a recomendação, mas se queixado que outros não estão”, afirmou Gean nas redes sociais na noite desta quinta.

A prefeitura diz que vai intensificar a fiscalização em Ingleses a partir da próxima semana. Cerca de 30 agentes da Guarda Municipal vão fazer as rondas para garantir o cumprimento da medida.

“Não é algo agradável, já que envolve agentes públicos tendo que servir de ‘babá’ para adultos que insistem em não cumprir uma medida de segurança que é para o bem da sua comunidade”, desabafou o prefeito.

Mesma medida também já havia sido adotada na Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental depois de muitos flagrantes de pessoas caminhando ou correndo sem máscara. Para as demais regiões da cidade, continua valendo a recomendação para circulação nas áreas públicas com máscara e de exigência do uso em estabelecimentos comerciais.

+ Fabio Gadotti