Coronavírus: Homens precisam tirar a barba? Especialista explica!

Atualizado

Em tempos de coronavírus (Covid-19), um adereço que anda em alta entre os homens, a barba virou motivo também de preocupação. Diversas notícias circulam nas redes sociais sobre o assunto, com opiniões distintas causando ainda mais dúvidas.

Afinal, é necessário fazer a barba como forma de evitar a propagação do vírus? A reportagem do nd+ entrou em contato com uma especialista para esclarecer o assunto.

Homens devem fazer a barba para se prevenir contra o vírus? – Foto: Pixabay/Reprodução

De acordo com a infectologista Regina Valim, não existe nenhum estudo que comprove que a barba possa ser um transmissor do vírus. A recomendação maior para tirar ou mesmo aparar os pelos fica para os profissionais da área de saúde.

“A barba, se for grande, pode atrapalhar o ajuste da máscara. Isso pode entrar em contato com o paciente e acabar sendo uma fonte de infecção. É mais uma forma de cuidado”, explica a médica.

Leia também:

Para a médica, os homens que não trabalham na área da saúde não precisam tomar nenhuma medida emergencial, apesar seguir as orientações de higienização.

“São os mesmos cuidados que falamos para alguém que vai lavar o rosto e não tem barba. Mantenha o rosto e as mãos sempre limpas e evite tocar nas mucosas”, afirma.

“O que a gente recomenda é que sejam intensificadas as questões de higiene e uma barba aparada pode ajudar nisso. E não há nada comprovado que haja algum impacto em a pessoa ter barba”, completa.

Recomendação para os cabelos

Segundo a médica, a recomendação também é válida para os cabelos. Ou seja, profissionais da saúde devem utilizar toucas e manter os cabelos presos. Para os demais, a dica é sempre higienizar os fios e mantê-los limpos.

Algumas notícias circulam na internet alegando que alguns xampus não teriam pH suficiente para matar o vírus. Para a infectologista, não há nenhum fundamento ou estudo científico que comprove o fato.

“Veja bem, o recomendado é manter uma boa higiene. Pelos, cabelos e barba devem ser higienizados diariamente, isso é o suficiente para afastar o vírus”, explica a médica.

Mais conteúdo sobre

Saúde