Coronavírus pode permanecer até nove dias em uma superfície

Atualizado

Nove dias. Esse é o período máximo que o novo coronavírus pode permanecer em uma superfície com condições favoráveis. Conforme observado por pesquisadores, este micro-organismo sobrevive melhor em baixas temperaturas.

Coronavírus é um dos micro-organismos mais resistentes que já foram estudados – Foto: Reprodução/Freepik/ND

O tempo de duração do vírus em superfícies varia muito conforme as condições de temperatura, com variação entre 24 – 36 horas, em média.

Leia também:

De acordo com o médico infectologista Gustavo Pinto, o coronavírus tem um alto impacto de transmissão porque é muito resistente. Superfícies secas, com temperaturas entre 20 – 22 ºC são as ideais para o alojamento do vírus.

O infectologista reforça que mobiliários (cadeiras, mesas e armários, por exemplo) devem ser higienizados frequentemente durante o dia. O alerta também é maior para superfícies e objetos que são de uso comum, compartilhados por mais de uma pessoa.

Neste sentido, corrimãos, canetas, bancos e alças de apoio no transporte público merecem atenção redobrada devido a quantidade de gente que utiliza tais objetos em apenas um dia.

Atenção também com os celulares: a superfície seca e mais fria da tela é altamente favorável para a sobrevivência do vírus. Talheres e copos requerem também atenção especial na hora do uso e da lavagem. O compartilhamento desses utensílios deve ser evitado: qualquer talher ou copo deve ser lavado logo após a utilização.

A transmissão do vírus ocorre através das secreções do corpo. Elas são a fonte e também a porta de entrada para a contaminação. Por isso, é necessário criar o hábito de se policiar para evitar tocar o próprio rosto, especialmente a boca, o nariz, os ouvidos e os olhos.

Isso pode ser bastante difícil para o ser humano, já que costumamos tocar, em média, 2000 vezes no próprio rosto todos os dias. Além disso, os aparelhos de ar condicionado também devem estar sempre limpos, com a manutenção em dia.

Mais conteúdo sobre

Saúde