Coronavírus: Portugal e Espanha fecham fronteira para turismo

Atualizado

A fronteira entre Portugal e Espanha será fechada para atividades de turismo e lazer por pelo menos um mês. O transporte de mercadorias e passagem de trabalhadores transfronteiriços, no entanto, serão mantidos. A Argentina também adotou medida semelhante.

Homem infectado tem histórico de viagens para a África e Europa – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A medida de restrição foi anunciada neste domingo (15) pelo primeiro-ministro português, António Costa, após a teleconferência realizada com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, para então discutir a gestão das fronteiras comuns.

Leia também:

“Tem de haver o mínimo de movimento possível no espaço ibérico para garantir a segurança dos portugueses e espanhóis”, disse Costa, que explicou que estão sendo feitos esforços especiais para evitar a chegada de turistas espanhóis durante a Páscoa — época do ano em que muitos cidadãos do país vizinho visitam o solo português.

Dessa forma, as medidas concretas serão divulgadas nesta segunda-feira (16), quando está agendada uma reunião entre os ministros do Interior e da Saúde da União Europeia para definir quais serão as ações de controle de saúde nas fronteiras internas e externas do bloco.

Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus

Saúde