Coronavírus: tire dúvidas e saiba qual é a melhor maneira para higienizar as mãos

Uma das unanimidades entre os infectologistas, durante a pandemia do coronavírus, é sem dúvidas a importância de lavar as mãos. Um ato de higiene que já é rotina de muita gente, e que precisou ser redobrada e seguir algumas recomendações.

No Plantão Coronavírus, do nd+, recebemos diversos questionamentos sobre o assunto. Reunimos alguns para que você possa esclarecer suas dúvidas quanto a lavação correta das mãos:

Foto: Freepik

1. Sabonete tem a mesma eficácia que o sabão?

O médico infectologista Pablo Sebastian Velho, destaca que qualquer produto que contenha substâncias que bloqueiem a gordura são eficazes na limpeza das mãos. Assim, ele recomenda que seja utilizado sabonete, sabão ou detergente.

“O vírus tem uma cápsula de gordura protetora e o uso desses tipos de produtos são eficazes na limpeza das mãos”, explica Velho.

2. É recomendada a utilização de detergente líquido?

Foto: Divulgação/ND

Segundo o infectologista Luiz Gustavo Escada, a pessoa pode utilizar sim. No entanto, ele lembra que o detergente pode machucar a mão, muito mais que um sabonete de glicerina ou que o sabão.

“Se preferir um sabonete líquido ou um glicerinado seria a melhor opção. E isso evitaria de causar alguma dermatite ou machucar a mão”, completa.

Foto: Pixabay

3. Posso usar álcool em gel na higienização das mãos?

O infectologista Gustavo Pinto comenta que a recomendação é sempre lavar as mãos com sabão ou sabonete.

No entanto, caso a pessoa não consiga, ela pode fazer a utilização do álcool em gel com a finalidade de manter a higienização das mãos.

4. Quais cuidados eu preciso ter quando voltar da rua?

A recomendação, segundo o médico infectologista Ricardo Freitas, assim que a pessoa retornar para casa, seja do supermercado ou do trabalho, é preciso seguir todas as medidas de higienização. E por isso é importante fazer a limpeza dos calçados e roupas e, sobretudo, lavar bem as mãos e os antebraços com água e sabão.

Leia também:

Bônus: Dicas importantes para se fazer em casa

Durante a quarentena muita gente está seguindo as orientações e ficado mais em casa. E dentro do ambiente domiciliar é preciso também seguir algumas medidas importantes de higiene. E a médica infectologista, Regina Valim, compartilha algumas delas:

  • Lavar as mãos antes e depois das refeições;
  • Antes de manusear alimentos;
  • Após as idas ao banheiro;
  • Depois de brincar com os animais de estimação;

Essas, entre outras atitudes de higiene que já são rotineiras, devem ser seguidas diariamente.

Saúde