Corpo de verão se constrói no inverno

Atualizado

Faltam cinco meses para o verão e os corpos à mostra estarão em alta. Para se preparar para ele, não adianta deixar para a última hora, o ideal é começar desde já, durante o inverno. Para isso, a prioridade são as dietas, a boa alimentação e os exercícios físicos, mas uma ajudinha de alguns produtos e tecnologias podem dar uma mão extra. Conheça um pouco sobre os tratamentos mais procurados nos consultórios dermatológicos no momento.

Para ter um corpo em forma no verão, é importante se preparar desde já – Divulgação/ND

1. Bioestimuladores

Compostos por produtos injetáveis e de absorção gradual e lenta, os bioestimuladores podem ser de substâncias diversas, mas os mais conhecidos são os compostos de hidroxiapatita de cálcio e o ácido poli-láctico. Ambos são injetados com agulhas ou cânulas e são aplicados em áreas para maior firmeza da pele, como o abdome, bumbum, braços e coxas. Sessões mensais são necessárias de acordo com o grau de flacidez da pele.

2. Ultrassom micro e macrofocado

A tecnologia atual mais utilizada para dar firmeza em áreas do corpo e diminuir a gordura localizada em uma mesma aplicação é o ultrassom. Tecnologia que emite ondas de alta frequência que provocam microcoagulações no tecido cutâneo, gorduroso e muscular para um efeito lifting. O efeito é observado cerca de três meses após a primeira sessão e o número de sessões varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.

3. Pulsos eletromagnéticos

Esse aparelho chegou no Brasil recentemente e emite ondas eletromagnéticas de alta precisão. Foi desenvolvido principalmente para uma hipertrofia muscular localizada e pode ser utilizado em diferentes partes do corpo, mas a principal utilização é sua ponteira para o aumento do músculo do bumbum.

4. Lasers e luz intensa pulsada

Os lasers e a luz intensa pulsada têm sua vez no tratamento corporal principalmente quando o assunto é o tratamento de estrias. Estrias recentes costumam ter boa resposta com a luz intensa pulsada e os lasers tanto ablativos quanto não ablativos ajudam a melhorar a aparência das estrias brancas. As aplicações são mensais e podem variar em número de acordo com a localização e quantidade.

5. Criolipólise

Tecnologia que promove a destruição de células de gordura localizada com o auxílio do congelamento. As células resfriadas são gradualmente destruídas e eliminadas ao longo de dois a três meses após a aplicação.

Hábitos saudáveis, ingestão de água e exercícios físicos são principais aliados na saúde do corpo – Divulgação/ND

E a temida celulite? Alguma novidade?

A celulite ainda é a grande vilã no tratamento corporal das mulheres. Para esculpir o corpo e diminuir os indesejáveis furinhos, primeiro é necessário um exame correto de sua verdadeira causa. A celulite é uma inflamação do tecido de gordura abaixo da pele, mas pode ser mais evidente ou até confundida com a flacidez.

Para melhorar o excesso de pele, os bioestimuladores estão em alta para um efeito mais “durinho” da região. Já para alguns “furinhos” que insistem em permanecer, pode-se usar o preenchimento com ácido hialurônico em pequenas quantidades. Em alguns casos, técnicas cirúrgicas mais tradicionais como a subcisão ainda precisam ser utilizadas para melhores resultados. Cremes tópicos com o ativo derivado da pimenta, a capsaicina, estão em alta, mas os resultados apenas com cremes ainda são muito pobres.

Em resumo, hábitos de vida saudáveis, ingestão de água e exercícios físicos ainda estão entre os principais aliados na saúde do corpo. Para construir um corpo definido e sem os sinais da flacidez e do envelhecimento, é preciso disciplina, dedicação e persistência. Os tratamentos estéticos vêm auxiliar e não devem ser realizados de forma isolada. É impressionante observar como a cada ano, novas tecnologias e tratamentos surgem no mercado, facilitando o estilo de vida da era moderna.

Mais conteúdo sobre

Inspira!