Corredor de ônibus será ampliado na área central de Joinville

A partir desta segunda-feira deixa de existir área de embarque e desembarque na frente de colégio localizado na avenida JK

Fabrício Porto/arquivo/ND

Eliminação do trecho de embarque e desembarque na frente de colégio atende determinação do Ministério Público de Santa Catarina

A partir desta segunda-feira (19) começa a funcionar o trecho ampliado do corredor de ônibus na avenida Juscelino Kubitschek, região central de Joinville. Agentes do Detrans (Departamento de Trânsito) de Joinville vão orientar os motoristas. “Nossa primeira preocupação é auxiliar os motoristas, tendo como objetivo a prevenção de acidentes. Com o corredor, há uma maior frequência de veículos e velocidade, em que os ônibus podem chegar a até 40 km/h. A regra número um aos motoristas é que não invadam o espaço dos ônibus”, orienta o gerente de Operações do Detrans, Marcelo Danner.

A faixa para uso exclusivo do transporte coletivo seguirá da rua Nove de Março até a proximidade com a rua Ministro Calógeras. Todo lado direito da via – sentido zona Sul – será para uso exclusivo dos ônibus e táxis.
Com a ampliação do corredor, deixará de existir a área reservada de embarque e desembarque existente em frente ao Colégio dos Santos Anjos. Neste fim de semana, o Detrans instalou a sinalização no trecho exclusivo para o transporte coletivo de passageiros.

A implantação do corredor atende recomendação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). O maior conflito no corredor ocorre com os pais de estudantes que estacionam os veículos nos horários de entrada e saída, obstruindo a passagem dos ônibus.

As alternativas para embarque e desembarque são as vias próximas à avenida JK, como ruas do Príncipe, Abdon Batista, Jaguaruna e travessa São José. Um dos caminhos mais seguros é a passarela sobre a avenida Juscelino Kubitschek, que liga as ruas do Príncipe e Abdon Batista ao Colégio dos Santos Anjos.

O presidente do Ippuj, Vladimir Constante, explica que o corredor da JK visa em primeiro lugar melhorar a mobilidade, dando maior velocidade aos ônibus. “Ao mesmo tempo, estamos atendendo determinação do Ministério Público, que recomendou no início do mês a retomada do corredor em sua plenitude”. 

O corredor de ônibus na avenida Juscelino Kubitschek começou a ser implantado em 2011, no trecho da Nove de Março até a passarela da JK.  Em 2013, o projeto de ampliação do corredor foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Médias Cidades, que prevê a implantação de áreas exclusiva para ônibus nas principais vias de Joinville por onde passa o transporte coletivo, elevando de 14 para 55 quilômetros a extensão dos corredores. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...