Fé nos passos do Senhor Jesus deve arrastar mais de 40 mil para ruas centrais de Florianópolis

Procissão do Senhor Jesus dos Passos será realizada pela 248ª vez na Capital

A cor roxa predominará neste fim de semana pelas ruas centrais da Capital. O tom simboliza o sofrimento de Jesus Cristo e o retiro de 40 dias antes da crucificação. A caminhada até o calvário será relembrada por mais de 40 mil pessoas, público esperado para a procissão Senhor Jesus dos Passos. A celebração de fé é a maior manifestação religiosa de Santa Catarina. Durante a procissão, devotos aproveitam para renovar a fé e também pagar promessas por graças alcançadas.

Rosane Lima/Arquivo/ND

Neste ano caminhada não passará pelo Largo da Alfândega, em função das obras no Mercado Público

“Lembro que, antigamente, costumava-se falar baixo e comer com moderação em respeito à tristeza de Cristo”, recordou o historiador Gelci Coelho, o Peninha, sobre os tempos que antecedem a Páscoa. Fiel, cita os momentos mais especiais da procissão. O primeiro, quando Verônica apresenta à multidão o lenço com a face de Jesus Cristo estampada no tecido, após secar o rosto do Senhor dos Passos. Já o segundo, o encontro das imagens do Senhor dos Passos e sua mãe, Nossa Senhora das Dores.

A celebração que emociona Peninha e outros milhares é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina. Um processo no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) busca o registro de Patrimônio Cultural Brasileiro.

Voluntariado de fé

A força da fé supera qualquer obstáculo. “Trabalhar na organização é cansativo, envolve tempo e muito esforço, mas é gratificante porque fortalece a minha fé e a de milhares de pessoas”. Esse é o sentimento de Rita Peruchi, uma das coordenadoras da procissão. “Em 2013 recebemos mais de 40 mil fiéis. Sabemos que esse número será superado neste fim de semana porque o cortejo cresce a cada ano”, assegurou, com a experiência de 15 anos à frente do evento.

Neste ano ocorre uma mudança no trajeto. Domingo o cortejo seguirá pela rua Conselheiro Mafra e não pelo largo da Alfandega, por causa das obras de reforma da ala norte do Mercado Público.

Programação

Sábado

7h30 – Missa e procissão

18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h – Transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da capela Menino de Deus

Domingo

9h30 – Missa na catedral

16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, da catedral Metropolitana para a capela Menino de Deus

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...