Covid-19: Após lotação de UTI, Hospital Regional de Araranguá recebe aporte de leitos

Atualizado

Após o HRA (Hospital Regional de Araranguá), no Sul de Santa Catarina, registrar a ocupação de todos os dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados aos pacientes com Covid-19 na última semana, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina anunciou ampliação de dez novos leitos de UTI para a unidade.

A pasta anunciou nesta quarta-feira (20) que os dez novos leitos estão prontos para o funcionamento. Três deles foram equipados com respiradores e monitores entregues ao HRA na última sexta-feira (15). O hospital atende a 15 municípios da região Sul do Estado.

Procurado pela reportagem, o HRA afirmou que a partir desta semana não informará mais a ocupação dos leitos de UTI da instituição. Entretanto, destacou que no caso de lotação os pacientes serão transferidos para outros hospitais do Estado, que estejam com leitos disponíveis.

Leia também:

Conforme o HRA, o Estado já vem aplicando essa redistribuição de pacientes. O protocolo prevê que o paciente seja transferido para os hospitais da região mas, caso eles também estejam com as suas UTIs integralmente ocupadas, o paciente é dirigido a hospitais mais distantes.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente de Santa Catarina, publicado na noite de quarta-feira (20), o Estado tem 1.210 leitos de UTI SUS ativos em Santa Catarina, com uma taxa de ocupação de 58%.

Saúde