Covid-19: Dentista alerta para cuidados que diabéticos devem ter com a saúde bucal

Atualizado

Prof. Dr. Guenther Schuldt Filho faz alerta a diabéticos – Foto: Divulgação

Num momento em que aumentam os números do Coronavírus, o dentista, Prof. Dr. Guenther Schuldt Filho esclarece sobre os cuidados com a saúde bucal que os pacientes diabéticos devem ter.

Quem é do grupo de risco (diabéticos com hiperglicemia crônica) deve estar com sua saúde bucal em dia para melhor controle da glicemia. Diante disto, o dentista, referência na área, orienta sobre a necessidade de controlar infecções bucais e inflamações gengivais.

“É uma questão de saúde pública que, a meu ver, não está sendo abordada de forma clara. O paciente diabético tem que ser alertado que um ótimo controle glicêmico passa obrigatoriamente pelos cuidados com sua saúde bucal.”, alerta Dr. Guenther.

“Estudos recentes nos mostram que a bactéria encontrada na boca do paciente com doença periodontal (periodontite – doença que atinge o osso ao redor do dente) gera ainda mais resistência à insulina no paciente diabético do tipo 2. 

Sendo assim, o quadro clínico pode piorar sem atendimento odontológico e o paciente com altos índices de açúcar no sangue pode até entrar em coma. Temos a obrigação de atender o paciente de risco em tempos de Covid-19.”, diz.

Especialista aconselha diabéticos a não terem medo de manter controle da saúde bucal neste período – Foto: Divulgação

Explica ainda o especialista que a periodontite não controlada aumenta a hiperglicemia, o que pode levar ao coma.

“Neste momento de crise, não é possível deixar o paciente sem tratamento. No caso de diabéticos, é importante solicitar o exame de hemoglobina glicada, que mostra uma média de níveis glicêmicos dos últimos 4 meses”.

Outro alerta é sobre diabéticos com implantes instalados. Há pacientes diabéticos que possuem implantes. Eles possuem maior propensão ao acúmulo de tártaro e caso não estejam com sua saúde bucal em dia, seus níveis glicêmicos podem descompensar.

Dr. Guenther aconselha também que é importante haver sempre uma conversa bem alinhada entre o médico endocrinologista do paciente e o dentista especialista em pacientes diabéticos, para sempre manter a saúde bucal em dia.

“Portanto, pacientes diabéticos e de outros grupos de risco, não tenham medo de buscar atendimento odontológico. Porque depois, pode ser tarde, diante de um contágio pela Covid-19”, reforça Dr. Guenther.

Texto: Alessandra Cavalheiro /Jornalista /Mtb 9775

Florianópolis: 

Rua Fulvio Aducci, 627 – Estreito – Sala 801

CEU Centro Empresarial
 (48) 9 9186-1304

Blumenau:
Rua General Osório, 1595 – Velha
 (47) 9 9177-0008
Instagram: @prof.drguentherfilho

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais