Curva da SC-401 não é “curva dos tansos”

Reprodução Google Earth

Urbanismo

Considerações de quem entende do assunto: “Esta é a imagem da chamada curva da morte que, não sei por que, querem chamar de ‘curva dos tansos’… O fato é que a Engepasa, que não é tansa, com a conivência do DER (hoje Deinfra), ‘achatou’ a curva e, em decorrência desse achatamento, o que deveria ser um arco passou a ser uma curva e uma reta seguida de outra curva. Com o achatamento se perdeu o que em engenharia rodoviária é denominado de concordância da curva. O problema fica agravado por se tratar de uma curva em descida e o veículo fica desgovernado ao se frear bruscamente. Resta saber no Crea qual foi o engenheiro responsável que assinou a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dessa aberração, e quem autorizou… Na imagem fica claro que a curva deveria estar passando mais ou menos no ponto marcado, junto daquela estrada de terra pouco acima da SC-401. Espero que na ‘correção’ que vão fazer agora, seja recomposta a geometria da curva e que não seja mais um ‘puxadinho’ pois já se perderam vidas e essa curva já deu muito prejuízo…”. Assina: Leonardo Schmidt, engenheiro e contumaz colaborador da coluna.

Sem segredos

A lei do silêncio, imposta pelo Estado aos delegados que atuam na Deic, não deve inibir as ações policiais contra ilegalidades cometidas por autoridades, sejam elas quem forem, sejam afilhadas desse ou daquele líder político. A sociedade exige transparência nas investigações e, principalmente, o indiciamento dos responsáveis por falcatruas que comprometem a ética e a seriedade dos serviços públicos.

Bafo

Dizia-se na quarta-feira (11), a boca pequena, que Claudio Monteiro pode voltar logo à cena, desempenhando outro papel público. O episódio da exoneração do delegado caiu como uma luva nos bastidores da pré-campanha eleitoral. Como dizia aquele colunista social, “quem viver, verá”.

Atrações

A Feira da Esperança 2012 terá como atrações nacionais os artistas Fiuk, João Bosco & Vinícius e Latino. A novidade é a Virada Cultural, anunciada pelos diretores da Apae na noite de terça-feira (10): 25 horas ininterruptas de atividades musicais.

Cidadania

Luan Santana veio, disse meia dúzia de palavras e entregou um cheque simbólico no valor de R$ 50 mil à diretoria da Apae Florianópolis. Não deu nem uma palhinha de suas músicas. Com agenda apertada, o ídolo sertanejo saiu rapidamente e embarcou em seu jatinho – rumo a um show no interior de Minas Gerais. Valeu, garoto! Exemplo de cidadania.

Divulgação Andréa Leonora

Urbanismo

É o cúmulo da improvisação, no centro da Capital

Vaga reservada

A cena é bizarra e revela o amadorismo com que certas questões urbanas são tratadas em Florianópolis. Pior: ninguém fiscaliza, nem pune. O flagrante foi registrado na Rua Anita Garibaldi, Centro.

Teatro

Florianópolis ganha mais uma casa de espetáculos nesta quinta-feira (12): o Teatro Padre Alfredo Rohr, localizado no Colégio Catarinense, inteiramente reformado e modernizado. Com capacidade para 205 pessoas, terá na estreia, a partir das 19h30, a peça Mesmo Texto, Outro Contexto, representada pelo Núcleo Cênico do Colégio Catarinense.

Personalidade

Denisson Moura de Freitas (Komeco), Eduardo Smith (Grupo RBS), Fabio Hering (Cia. Hering), Jaimes de Almeida Junior (Westfield Almeida Júnior Shopping Centers), Nilso Berlanda (Lojas Berlanda), Rui Schneider (Sicoob) e Valério Gomes Neto (Cidade Pedra Branca). Um destes será a Personalidade de Vendas da ADVB, edição 2012, a ser anunciada pela diretoria da entidade nesta quinta-feira (12) à tarde.

Terceiro setor

O Instituto Lagoa Social comemora nesta quinta-feira (12) 10 anos de atividades. A homenagem vai ser na Assembleia Legislativa, a partir das 20h.

Divulgação Andréa Leonora

Urbanismo

Mais um exemplo de falta de respeito, em Ingleses

Agressão

O desrespeito não ocorre apenas no Centro ou Continente. Também no Norte da Ilha (Ingleses) o pedestre é tratado dessa forma (foto) pelos motoristas. Uma agressão constante à cidadania.

Não é nosso

E essa, hem? O Mercado Público, nosso ponto de encontro mais autenticamente mané, também pertence à União – pelo menos a área onde está instalado há mais de um século. Esse é o entendimento do STJ (Superior Tribunal de Justiça), acatando argumentos da defesa dos comerciantes. E assim vamos.

Celulares

“A disponibilidade do mapa de cobertura de cada operadora, para que o cliente saiba sua respectiva abrangência, é fundamental tendo em vista a falta de controle da ANTT. Esta obrigação deveria, inclusive, ser prevista em lei”. Afirmação do vereador João Amin (PP), durante a audiência pública, proposta por ele, que discutiu os problemas relacionados à telefonia celular em Florianópolis.

Brasil Sorridente

O índice de cáries de 0,77% em crianças de até 12 anos foi um dos fatores que garantiram o 5º lugar a Florianópolis no Prêmio Brasil Sorridente, instituído pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Entre os critérios de avaliação estão a cobertura populacional alcançada pelas equipes de saúde bucal e o número de dentistas do município.

* * *

O prêmio será entregue neste sábado (14) no Rio de Janeiro com a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), Élito Araújo.

Guia Abav

A Abav-SC (Associação Brasileira de Agências de Viagens) está produzindo um Guia Turístico que envolverá todas as regiões catarinenses, em roteiros comercializados pelas agências. Além de ser um excelente veículo de divulgação do Estado, em feiras de turismo, será um grande incentivador do turismo interno, com dicas valiosas de como e quando conhecer o que Santa Catarina tem de melhor.

Serviço feito

Moradores da Rua São Vicente de Paula, na Agronômica, ligaram para agradecer as providências das autoridades. O buraco que mostramos na coluna de quarta-feira (11), e que incomodava a comunidade há um mês, foi arrumado no mesmo dia.

Ufa

“Tiririca desiste de candidatura a prefeito de São Paulo: ‘Não estou preparado'”. Manchete de quarta-feira (12), num portal de notícias. Seria trágica, se não fosse cômica.