Dançarino joinvilense leva sua arte para projeto social em Orlando, nos Estados Unidos

Atualizado

A batida e a ginga do Hip Hop são marcas registradas na vida de Nilberto Lima de Souza. Com 19 anos de carreira, o joinvillense percebeu na dança uma forma de transformar a realidade de dezenas de crianças e adolescentes.

Nil ministra aulas de dança para crianças em igrejas e condomínios de Orlando – Foto: Arquivo Pessoal

Coreógrafo e professor, Nil, como é conhecido, é um dos integrantes do Grupo Fúrias da Rua, companhia que nasceu no final dos anos 90 em uma escola municipal de Joinville. O conjunto ficou conhecido por reunir nas coreografias toda a energia da salsa, do street dance e outros ritmos.

O grupo já acumula diversos prêmios, especialmente no Festival de Dança de Joinville, onde levantou três troféus de 1º lugar.

A trajetória de Nil tomou outro rumo e foi mais longe. O professor mora há dois anos em Orlando, nos Estados Unidos, onde coordena um projeto social em igrejas e condomínios, com o objetivo de inserir os jovens no universo da dança.

“O projeto que realizo lá, é como no Brasil. A diferença é que a forma de desenvolver os trabalhos depende de cada situação, mas sempre com o objetivo de tirar através da dança, essas crianças da ociosidade”, contou.

Leia também:

A importância de manter as raízes e acreditar no seu potencial, é um dos conselhos que o professor procura repassar aos alunos e participantes que encontra no festival.

“A dica que eu dou, primeiramente, é não perder as raízes. Desenvolver o seu trabalho da mesma maneira que alguém investiu fez com você na escola ou por meio da assistência social”, completou.

De volta à terra, o coreógrafo ministrará workshop nesta segunda-feira (22) no Festival de Dança de Joinville. A palestra será no Teatro Juarez Machado, a partir das 15h, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site do Festival de Dança de Joinville.

*Com apoio da RICTV

Geral