De volta ao convívio comunitário

Walter Silva Koerich

Diretor da WOA Empreendimentos

wsk@woaimoveis.com.br

Divulgação/ND

Um dos nossos cartões postais mais queridos, a Praça Getúlio Vargas, também conhecida como Praça dos Bombeiros, passa por um importante processo de revitalização. É sempre bom ressaltarmos que antes de iniciarmos as obras, foi realizado um minucioso estudo para que os aspectos históricos, bem como a flora com as espécies nativas possam continuar compondo esse espaço público.

Com cerca de 14 mil metros quadrados, a praça abriga elementos que resgatam a história da cidade desde o início do século XX. Começando pelo nome em homenagem ao nosso ex-presidente, Getúlio Vargas, ao passearmos pela praça, logo encontramos na fonte a placa alusiva à comemoração de 25 anos de Florianópolis, além do primeiro monumento erguido no Estado em homenagem à heroína Anita Garibaldi. A estátua de Bulcão Vianna, médico, militar e político atuante na administração de Hercícilo Luz e Adolfo Konder, e o busto de  Carl Hoepcke, empresário alemão dos ramos industrial, comercial e da navegação completam as relíquias históricas no local.

Nesse espaço ainda encontramos o parque infantil Dona Tilinha. O nome foi dado em homenagem à Dona Atília Tolentino de Souza, mais conhecida como Dona Tilinha, esposa do General Paulo Gonçalves Weber Vieira da Rosa, então prefeito da capital, na data de inauguração deste parque. Nos últimos anos, infelizmente, a Praça, que fez parte da infância de muita gente, transformou-se em um cenário triste e inseguro para os transeuntes.

Nesse processo de revitalização foi necessário que algumas árvores fossem suprimidas, estavam comprometidas, gerando riscos aos cidadãos, bem como afetando o desenvolvimento das demais espécies. Como foi o caso de um Jacarandá que foi beneficiado com estes cortes, pois se encontrava em meio a árvores doentes, ainda em tempo de ser salvo. Com a intervenção, o Jacarandá ganhará destaque, uma vida nova, focando na longevidade. A opção por preservar o Jacarandá deve-se ao fato de ser nativo do Brasil.

É inestimável o valor a Praça Getúlio Vargas para nós que há tanto tempo a temos em nossos cotidianos. Das memórias de uma Florianópolis de outrora a um gostoso passeio de fim de tarde, o desejo é de que voltemos a desfrutar desse ambiente tão agradável. Vale a pena esperarmos até o dia 18 de março e conferirmos uma Getúlio Vargas renovada e apta a receber a comunidade, contemplando momentos de lazer e integração com a natureza, com muito mais conforto e segurança.

Loading...