Defesa Civil alerta para chances de temporais e chuva de granizo em SC

Atualizado

A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de temporais e chuva de granizo em ao menos duas regiões do Estado neste domingo (1). A passagem de uma frente fria por Santa Catarina é uma das responsáveis pela mudança no tempo.

Previsão é de temporais nas regiões da Grande Florianópolis e Planalto Norte – Foto: Arquivo/ND

Segundo o boletim divulgado pelo órgão, nas próximas horas, as cidades situadas na Grande Florianópolis e Planalto Norte podem ser atingidas pelas chuvas. Além disso, de acordo com a Epagri, também há possibilidade de rajadas de vento acima de 60 km/h em alguns pontos.

Em caso de chuva forte, a recomendação é que os moradores se abriguem em locais longe de placas, árvores, postes de energia e objetos que possam ser arremessados. Caso não ache um abrigo, a orientação é que a pessoa se agache com os pés juntos, cabeça encostada no peito ou entre os joelhos, e as mãos cobrindo as orelhas.

Já nas regiões litorâneas, a pessoa deve ficar fora da água, enquanto em casa ou qualquer outro local abrigado, a recomendação é que aparelhos eletrônicos permaneçam desligados. Além disso, o morador deve ficar longe das janelas, e para se proteger de tempestades, o melhor local é o banheiro em alvenaria.

Em caso de qualquer problema, a Defesa Civil deve ser comunicada por meio do telefone de emergência 199, ou no Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Previsão é de chuva para os próximos meses

Segundo a Epagri, a previsão é de chuva “tipicamente de verão” nos próximos meses, principalmente a tarde e a noite. Além disso, algumas pancadas podem vir acompanhadas de temporais com raios.

A estimativa é que para dezembro seja registrado uma média mensal de 130 a 150 mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Enquanto isso, no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, a estimativa é de 150 a 190 mm.

Em janeiro, a quantidade de chuva deve aumentar. Nas regiões Oeste, Planalto e Litoral Sul, a expectativa é de 150 a 190 mm. Já na Grande Florianópolis e Litoral Norte, a média será de 200 a 230 mm.

A grande quantidade de chuva está associada à passagem de frentes frias pelo litoral. Já em episódios mais intensos, ela pode estar associada a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) – aglomerados de nuvens que apresentam área de continua precipitação -, sobretudo no Oeste e Meio Oeste.

Leia também:

Tempo