Defesa Civil alerta para chegada de tempestades a SC a partir desta noite

Atualizado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado para alertar sobre tempestades que chegam ao Estado a partir da noite desta terça-feira (25). A condição deve ser manter até quinta-feira (27).

Leia também

Segundo o órgão, é previsto que no decorrer desta tarde a aproximação de uma frente fria provoque rajadas de vento de intensidade moderada nas regiões Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.

Tempestades chegam a SC – Defesa Civil/Divulgação

Já a partir do início da noite, há condições para temporais isolados, com chuva moderada a forte, risco de granizo, ventania e descargas elétricas, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina.

Mar agitado e ventanias

A Defesa Civil alertou, também, para mar agitado e vento moderado a forte, com persistência.

O órgão detalha que deve haver rajadas moderadas e persistentes a fortes de vento sul, de 50 a 70 km/h.

“O vento deixa o mar muito agitado, com picos de onda de 2,5 a 3,0 m. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações”, ressalta.

O início destas condições está previsto para a meia-noite desta quarta-feira, se estendendo até o meio-dia, em todo o litoral.

Previsão de chuva para Santa Catarina – Flávio Tin/ND

Quarta-feira

Na madrugada desta quarta-feira (26), a previsão é que a chuva ganhe força principalmente nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul.

“Essas áreas de instabilidades, associadas ao avanço da frente fria, gradualmente se deslocam para as demais regiões do estado catarinense, provocando temporais isolados ao longo de todo o dia”, detalha o boletim da Defesa Civil.

As condições incluem chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, ventania e risco de granizo de forma pontual).

Conforme o avanço deste sistema, o vento ganha intensidade nas faixas litorâneas. Já as temperaturas sofrem um declínio acentuado em relação a esta terça-feira, por causa do aumento de nebulosidade, chuva e avanço da massa de ar frio.

Quinta-feira

Na quinta-feira (27), o dia segue com variação de nebulosidade, porém a chuva enfraquece, podendo aparecer apenas de forma pontual na região do Litoral e no Planalto Norte, ainda sob influência dos resquícios de áreas de instabilidades associadas à frente fria.

A tendência é de melhora gradual nas condições de tempo, com diminuição de nebulosidade e elevação das temperaturas.

Tempestades isoladas

Quando: Das 18h de terça-feira (25) às 6h de quarta-feira (26)
Onde: Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul

Quando: Das 6h às 20h de quarta-feira (26)
Onde:
Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Em caso de tempestades, proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mais conteúdo sobre

Tempo