Defesa Civil alerta para temporais com ventos fortes e granizo em SC neste sábado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de temporais isolados neste sábado (14), com possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de ventos fortes. O aviso vale até as 23h, principalmente para as regiões Oeste, Planalto e Litoral Sul.

Monitoramento da Epagri Ciram até as 17h50 – Foto: Epagri Ciram/Reprodução

Conforme o órgão, áreas de instabilidades podem ganhar força por causa do aumento de umidade e das temperaturas mais elevadas.

“Ressalta-se que, por se tratar de uma chuva mal distribuída, muitos municípios podem passar sem a ocorrência de precipitação”, disse a Defesa Civil.

Até as 17h50, o órgão já havia emitido avisos da chegada dos temporais a Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, Chapecó, Cunha Porã, Guarujá do Sul, Ipumirim e Lindóia do Sul.

Leia também

Mar agitado

A Defesa Civil também alertou para mar agitado das 3h às 23h59 deste domingo (15). As ondas podem chega a 3 metros, principalmente no Litoral Sul.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Mar agitado: Evite a navegação e a atividade de pesca. Evite banhar-se no mar ou praticar esportes náuticos. Evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Mais conteúdo sobre

Tempo