Defesa Civil de Santa Catarina alerta para temporais neste domingo

Atualizado

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou boletim alertando para a ocorrência de temporais isolados no Oeste e Meio Oeste Catarinense entre a tarde e noite deste domingo (8). De acordo com o aviso, cidades próximas e que fazem frenteira com o Sul do Paraná devem ser mais afetadas.

Alerta para temporais nas áreas amarelas do mapa, neste sábado – Foto: Foto: Defesa Civil SC/Divulgação/ND

A previsão da instituição é de que as regiões registrem pancadas de chuva forte e raios. Também há chance de queda de granizo. Apesar dessas condições, algumas áreas podem não ser atingidas e nem registrar chuvas.

Leia também:

Conforme a Defesa Civil, os fenômenos são provocados pela atuação de áreas de instabilidade combinadas com as altas temperaturas do fim de semana e aumento da umidade. Nas demais regiões, há presença de nuvens sem chance de chuva.

Recomendações

Durante tempestades, a Defesa Civil recomenda que as pessoas procurem abrigo longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Caso esteja em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante fortes temporais.

Tempo