Defesa Civil de Santa Catarina alerta para temporais neste sábado

Atualizado

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou boletim alertando para a ocorrência de temporais isolados nas regiões Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul catarinenses, a partir do meio-dia até as 21 h deste sábado (9).

Alerta para temporais nas áreas amarelas do mapa, neste sábado – Foto: Defesa Civil SC/Divulgação/ND

A previsão é de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Apesar dessas condições, algumas áreas podem não ser atingidas e nem registrar chuvas.

Os fenômenos são provocados pela atuação de áreas de instabilidade combinadas com o aquecimento intenso e aumento de umidade.

Nas demais regiões, a circulação marítima favorecerá chuva bem isolada e fraca, a partir da noite. As temperaturas sobem ao longo do dia, com máximas acima dos 30 graus Celsius na região Oeste, parte do Planalto Norte e Litoral Sul. No restante do Estado, os termômetros não devem passar dos 28 ºC.

Já no domingo (10), uma frente fria avança pelo oceano provocando pancadas de chuva com raios desde a manhã, na divisa com o Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, o sistema atinge as demais áreas do Estado. Temperaturas seguem altas e pode haver rajadas de vento de até 50 km/h no Oeste.

Recomendações para temporais

Durante tempestades, a Defesa Civil recomenda que as pessoas procurem abrigo longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais fique na água. Caso esteja em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante fortes temporais.

Mais conteúdo sobre

Tempo