Defesa Civil divulga mapa com rotas para dias de inundações em Joinville

Entidade estuda implantar um projeto de sinalização desenvolvido pela Univille, que prevê a instalação de placas e totens

Divulgação/ND

Os pontos com vias inundáveis e que devem ser evitados são identificados pela cor azul escura. As chamadas rotas de fuga, vias sem risco de alagamentos, são identificadas pela cor vermelha. E a cor verde serve para identificados os chamados locais seguros

Qual o caminho a seguir – ou a se evitar – em dias de inundação em Joinville? A resposta está no mapa de Rota Segura em Dias de Inundação (RSDI), um material cartográfico elaborado pela Defesa Civil de Joinville em conjunto com outros órgãos municipais.

Neste mapa é possível identificar quais vias são seguras para se transitar durante uma ocorrência de enchente ou inundação.

Os pontos com vias inundáveis e que devem ser evitados são identificados pela cor azul escura. As chamadas rotas de fuga, vias sem risco de alagamentos, são identificadas pela cor vermelha. E a cor verde serve para identificados os chamados locais seguros.

O mapa de Rota Segura pode ser encontrado no site da Defesa Civil, em https://defesacivil.joinville.sc.gov.br/arquivo/lista.

“É importante que o cidadão imprima o mapa e o visualize para estabelecer as melhores alternativas em dias de cheias. É uma ação de prevenção”, comenta Maiko Alexander Richter, coordenador de prevenção da Defesa Civil.

A Defesa Civil estuda implantar um projeto de sinalização desenvolvido pela Univille, que prevê a instalação de placas e totens. O objetivo é ampliar as informações oferecidas aos motoristas.

Orientações da Defesa Civil :
– Faça um simulado de utilização das rotas;
– Informe-se sobre as condições climáticas e alertas da Defesa Civil (pelo site);
– Consulte a tábua de maré no site da Prefeitura ou no site da Defesa Civil
– Em momentos de inundação, transite apenas em caso de urgência;
– Busque um lugar seguro (pontos verdes do mapa) e aguarde a normalidade da situação;
– Nos pontos de atenção contidos no mapa, verifique se há segurança para fazer a travessia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...