Defesa Civil emite alerta de chuva volumosa com risco de alagamentos em SC

Atualizado

A Defesa Civil emitiu alerta de chuva volumosa com risco de alagamentos e deslizamentos de terra em Santa Catarina. O aviso vale até esta quinta-feira (5).

Defesa Civil emitiu alerta para chance de alagamento em Santa Catarina – Foto: Divulgação/DCP/ND

A atuação de áreas de instabilidade combinadas com a passagem de uma frente fria entre quarta e quinta-feira favorecem os acumulados consideráveis de chuva, principalmente na região Oeste do Estado.

As próximas duas horas devem ser de chuva forte na Grande Florianópolis. A Defesa Civil emitiu um novo alerta às 14h23 desta quinta-feira. Há riscos de alagamento nas cidades de Tijucas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos e São João Batista.

A região do Planalto Norte do Estado também deve sofrer com as fortes chuvas, porém sem risco de alagamento.

Sul do Estado

Nesta sexta-feira (6), o tempo fica ensolarado e com poucas nuvens em grande parte do Estado.

No Litoral Sul, no entanto, a atuação de áreas de instabilidades associadas à passagem de uma nova frente fria pelo oceano poderão ocasionar pancadas de chuva isoladas.

Leia também:

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em casos de deslizamento, deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mais conteúdo sobre

Tempo