Defesa Civil emite alerta de tempestade severa com ventos fortes e granizo em SC

A Defesa Civil divulgou nesta segunda-feira (4), alerta para tempestades neste início de semana em Santa Catarina. No entanto, a mudança no tempo começou ainda no domingo (3), com pancadas de chuva no Oeste do Estado. 

De acordo com a Defesa Civil, há previsão de chuva de moderada a forte entre a tarde de segunda-feira e a manhã de terça-feira (5), em todas as regiões do Estado.

Tempestades atingiram Florianópolis na semana passada – Foto: Flávio Tin/ND

Além da chuva, o órgão alerta para raios, rajadas de vento e queda de granizo, especialmente no Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste, onde há previsão de tempestades severas. 

O acumulado de chuva deve ficar acima de 70 milímetros em grande parte de Santa Catarina.

“Não se descarta volumes pontualmente altos em curto período de tempo devido à condição de temporais, podendo provocar alagamentos e enxurradas”, disse a Defesa Civil na nota. 

Tempo 

A primavera começou em 23 de setembro, mas já registrou recordes em Santa Catarina. A estação possui duas características que estão bem presentes neste ano no Estado: calor intenso e temporais. 

Na última semana, a temperatura chegou próximo dos 40ºC em alguns municípios catarinenses. Na quarta-feira (30), os termômetros registraram 34,5ºC em Florianópolis, o que superou a marca história de 108 anos na estação do Inmet, que era de 32,7°C neste período do ano. 

Na mesma semana, estragos foram registrados em várias cidades do Estado, por conta das intensas rajadas de vento.

Mais conteúdo sobre

Tempo