Defesa Civil emite alerta para temporal com chance de granizo em Santa Catarina

Atualizado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a possibilidade de temporais com chance de granizo no Estado nesta terça-feira (3). O alerta vale também para esta quarta-feira (4).

Nesta terça-feira, o aviso, sobretudo de chances de granizo, vale para municípios localizados no Oeste.

Aproximação de uma frente fria provocará a formação de áreas de instabilidade – Foto: Reprodução/RICTV/Arquivo

De acordo com a Defesa Civil, a partir das 15h30 o alerta vale para os municípios de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte, São Bernardino, Descanso, Iporã do Oeste, Santa Helena, Tunápolis, Riqueza e Iraceminha.

Leia também:

Temporais avançam pelo Estado

Já a partir da manhã de quarta-feira, a aproximação de uma frente fria provoca a formação de áreas de instabilidade que, combinadas com o aumento do calor e umidade, favorecem ocorrências de temporais.

As principais regiões que podem sofrer com os temporais são o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A previsão é de pancadas de chuva, moderada a fortes, acompanhadas de raios, e possibilidade de rajadas de ventos fortes e queda de granizo nestas áreas.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que, no caso de temporais, as pessoas se protejam em local abrigado. É importante ficar longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

No caso de não encontrar um abrigo, deve-se agachar. Depois de agachado, colocar os pés juntos, encostar a cabeça no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais deve-se ficar na água. Estando em casa ou qualquer outro local abrigado, a recomendação é para desligar os aparelhos eletrônicos, não usar o telefone, ficar longe das janelas.

Tempo