Defesa Civil emite alerta para vento forte e mar grosso com ressaca em SC

A Defesa Civil emitiu, nesta quarta-feira (22), alerta de previsão de vento forte e mar grosso com ressaca no litoral de Santa Catarina. Os dados foram repassados pela Epagri Ciram, com início ao meio-dia desta sexta-feira (24) e término no mesmo horário de sábado (25).

Segundo a Epagri, rajadas fortes e persistentes de vento sul atingirão o Estado, especialmente na região de Passo de Torres a Florianópolis. Na sexta-feira, os ventos podem chegar a 90 km/h. 

Fortes ondas destruíram calçamento na praia da Armação, em Florianópolis – Foto: Associação de Moradores do Morro das Pedras/Divulgação

Os ventos devem deixar o mar muito agitado, com picos de onda de três a quatro metros. A região de Passo de Torres a Florianópolis também sofre risco de ressaca.

Leia também:

As condições são desfavoráveis para a navegação de pequenas e médias embarcações. Ainda segundo divulgação da Epagri/Ciram, as condições são causadas por um ciclone extratropical que se intensificará na costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Estragos

Na noite dessa terça-feira (21), a ressaca já atingiu o Sul da Ilha e causou danos no calçadão da praia da Armação. A força do mar era tanta que fez com que o enrocamento de pedras fosse “jogado” para o calçadão e o danificasse.

O diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, o secretário de infraestrutura Valter Gallina e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foram ao bairro na manhã desta quarta-feira para avaliar a situação de perto e providenciar a reorganização das pedras.

A Defesa Civil também vai avaliar se houve dano às residências próximas. A partir da próxima semana, será iniciada a reforma do calçadão.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina orienta que moradores das regiões atingidas pelos ventos protejam-se em lugares abrigados e distante das janelas.

Também devem ser evitados locais ao ar livre, perto de placas, árvores, postes de energia e objetos que podem ser arremessados.

O órgão ainda alerta para o perigo de navegação e a atividade de pesca.

Tempo