Defesa Civil realiza ação do Projeto Piava neste sábado no bairro Vila Nova, em Joinville

Ação preventiva tem o objetivo de conscientizar os banhistas e repassar informações para que os momentos de lazer nos cursos de água da região não se transformem em tragédias

Fabrício Porto/Arquivo/ND

Em dezembro, foi realizada a primeira parte da etapa, com distribuição de cartilhas e sacolas

A Defesa Civil de Joinville estará neste sábado (30), a partir das 9 horas, na região do bairro Vila Nova, para mais uma ação educativa do Projeto Piava (Prevenção de Incidência de Afogamentos no Verão em Água Doce). 

Agentes da Defesa Civil, de trânsito, Corpo de Bombeiros e voluntários realizam a blitz na Estrada Comprida, Salão Jacob, local de acesso ao rio Piraí e afluentes. No local, serão distribuídas cartilhas orientativas e uma sacola contendo materiais para educação ambiental e segurança nos banhos de rio. 

O Projeto Piava conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) e voluntários da Defesa Civil de Joinville. Durante o período de orientação os locais de banho também são visitados. 

O projeto existe desde 2004, por meio da Defesa Civil com participação de voluntários que auxiliam o órgão em suas ações. Esses voluntários formam o Núcleo de Defesa Civil (Nudec), responsável pela organização e apresentação das palestras em escolas. No mesmo espaço, são dadas orientações de preservação ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza.

Para esta temporada, foram realizadas palestras em dez escolas da rede municipal. A novidade é a colaboração direta do Corpo de Bombeiros Voluntários nas conversas com os alunos. Na sequência, começaram as blitze educativas, no início de dezembro, nas regiões do Pirabeiraba e Vila Nova, e no dia 15 de janeiro, novamente em Pirabeiraba.

Atitudes preventivas

– Escolher um lugar seguro. Conhecer a profundidade do rio, observar a correnteza e verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
– Ter informações do local;
– Observar as condições climáticas e eventos naturais, como enxurradas;
– Evitar mergulhar;
– Se comer, evitar entrar na água;
– Estar sempre na presença de um adulto.

Em caso de afogamento

– Alcançar um bambu, vara ou toalha para retirar a pessoa da água. Nunca usar as mãos, pois a pessoa em perigo está desorientada, pode agarrar o socorrista e levá-lo para o fundo do rio; 
– Procurar materiais flutuantes como boias, bolas, câmara de pneu para arremessar;
– Chamar por socorro. Ligar para Defesa Civil, pelo número 199; Polícia Militar, pelo 190; SAMU, pelo 192; e Bombeiros, pelo 193.

* Com informações da assessoria de imprensa

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...