Deputados impõem mais uma derrota a Bolsonaro ao convocar ministro da Educação

Em uma articulação rápida, deputados da oposição e do Centrão impuseram mais uma derrota ao governo de Jair Bolsonaro ao conseguirem aprovar a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao plenário da Casa já nesta quarta-feira (15).

O ministro da Educação, Abraham Weintraub foi convocado pela Câmara para explicar os cortes na Educação. – Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

De autoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a convocação foi aprovada por 307 votos a favor e 82 votos contra. A aprovação foi comemorada pela maioria dos partidos, com exceção do PSL.

O pedido foi incluído na pauta da Casa durante a reunião de líderes no meio da tarde. Assim que o encontro acabou os deputados seguiram para o plenário e colocaram a medida em votação.

Weintraub será sabatinado amanhã, o horário ainda não está definido. Ele é praticamente obrigado a comparecer, diante de uma medida como esta.

Com a convocação, as comissões da Câmara devem suspender suas atividades amanhã, para que os parlamentares possam participar, inclusive o colegiado que analisa a reforma da Previdência.

Mais conteúdo sobre

Política