Desespero em Paraisópolis: vídeo flagra PMs pisando em homem rendido

O vídeo supostamente foi feito por morador da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. As imagens mostram pelo menos duas pessoas em desespero, acossadas por policiais militares. O fato teria ocorrido durante operação em baile funk tradicional da favela, no entanto, a Polícia Militar ainda vai apurar a veracidade do material.

Vídeo mostra PMs agredindo homens em Paraisópolis – Foto: Reprodução

Nessa mesma operação, nove pessoas morreram pisoteadas, tão logo se iniciou uma troca de tiros, resultando em corre-corre da multidão. De acordo com a PM, havia cerca de 5 mil pessoas no baile.

É possível perceber nas imagens que o policial chuta diversas vezes um homem ao chão, além de pisoteá-lo violentamente. Ainda uma outra pessoa leva tapas no rosto e chutes pelo corpo. A certa altura, o autor do vídeo chega a pedir para parar a agressão, “pelo amor de Deus”.

O caso

No fim da madrugada de sábado para domingo, dois homens de moto teriam atirado contra policiais. Iniciou-se uma perseguição e os atiradores se infiltraram no baile funk tradicional de Paraisópolis. Entretanto, a partir daí, as versão se diferenciam.

Policiais envolvidos argumentaram que tiros partiram de dentro do baile. Populares, no entanto, acusaram os PMs de agirem com violência, usando bombas de efeito moral e agredindo as pessoas. Uma troca de tiros, então, teria motivado a correria e algumas pessoas foram pisoteadas. Pelo menos 10 delas foram internadas em estado grave. Nove morreram.

Leia também:

Polícia