Destino SC: Itajaí tem cultura, história e opções de gastronomia

Localizada no litoral norte, junto à foz do Rio Itajaí-Açu, Itajaí está em uma região estratégica do Estado, à margem direita do maior rio de Santa Catarina. As terras banhadas pelo rio e pelo mar serviram de porta de entrada aos imigrantes europeus que ajudaram a desenvolver a região.

Os traços dos colonizadores que passaram por Itajaí são visíveis, principalmente no centro histórico, onde se encontram casarões, igrejas, museus e construções típicas dos povos que chegaram à cidade.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, Itajaí – Divulgação/ND

Um dos cartões postais da cidade é a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, construída nas décadas de 1940 e 1950. Desde a sua arquitetura, passando pelos vitrais, pinturas e esculturas, a igreja é uma verdadeira obra de arte, repleta de histórias e lendas, por ter sido construída no terreno que abrigava o antigo cemitério do município.

Quem visita Itajaí não pode deixar de conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade. O Mercado Municipal, com sua arquitetura centenária marcada pela influência dos imigrantes de origem germânica, é o lugar perfeito para encontrar o artesanato da região e vivenciar um pouco mais da cultura local. Da mesma forma, o Mercado do Peixe, construído ao lado do Municipal, é um convite para quem busca a venda do pescado fresco da região, produtos naturais, lojas de ervas, frutas e restaurantes. Conhecer e experimentar o pastel de camarão do box 30 é uma dica para quem procura por uma gastronomia local com direito a receita familiar secreta.

PRAIAS E RIO

Apesar de ser uma cidade conhecida por sua zona portuária, por ter se desenvolvido através do comércio exterior, Itajaí oferece ao turista e ao morador, cenários e paisagens incríveis, assim como praias perfeitas para a prática do surfe e lazer. Os Molhes da Barra e o Farol ficam na Praia da Atalaia e são pontos que devem ser visitados. É pelos molhes que entram e saem os navios que chegam ao Porto de Itajaí e onde acontece o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar.

Passear pela marina da cidade, que se consagra como uma das referências nacionais no setor náutico, é ter uma opção de lazer e eventos aos visitantes. O espaço oferece um complexo de ponto de concentração de lanchas, iates e veleiros e infraestrutura com boulevard de acesso público e área gastronômica, ótima para passeios a beira do rio Itajaí-Açu. Na vila gastronômica é possível experimentar uma variedade de pratos de uma gastronomia rica em pescados, inclusive um risoto de frutos do mar nomeado de Itajaí, uma homenagem à cidade que ainda carrega a cultura da pesca em seu DNA.

O município é uma mistura de culturas que entraram na região pela junção do rio com o mar, e assim como no passado, a cidade continua acolhedora com quem a visita ou para com quem decide transformá-la em lar. Esbanjando hospitalidade, seja pelo povo que recepciona, ou pelas ruas de construções históricas, belas praias e requinte náutico, os traços de desenvolvimento multicultural do município são visíveis e encantadores.

SERVIÇO

Restaurante Marina: Zephyr Seafood & Nikkei

Avenida Carlos Ely Castro, 100 – Centro, Itajaí
(47) 3346-7398

Mais conteúdo sobre

Turismo