Ações educativas em Joinville lembram o Dia de Combate a Tuberculose

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a tuberculose é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. Assim, o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira, marca a importância de ações para o controle da doença. Em Joinville, 120 pacientes passam por tratamento no Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde.Segundo Cristina Kortmann, coordenadora da Unidade Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, “a tuberculose é uma doença infecciosa, ligada à pobreza e à má distribuição de renda”. É causada pelo bacilo de Koch, sendo transmitida de pessoa a pessoa através da tosse e do espirro. Os principais sintomas são a tosse prolongada (por mais de três semanas), cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno. O Programa de Combate à Tuberculose desenvolveu ações para prevenção da doença.

PROGRAMAÇÃO


* 24 de março: Palestra sobre “Controle da Tuberculose” na Penitenciária Industrial.
* 24 e 25 de março: Ação educativa para trabalhadores da empresa Lepper, com repasse de informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da Tuberculose.

Semana de 28 de março a 1º de abril: Campanha de Coleta descentralizada de escarro nas Unidades de Saúde Fátima, Adhemar Garcia e Itaum.

Cidade