Dia Mundial da Voz será celebrado em Florianópolis

 Para marcar o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira, a Secretaria de Educação de Florianópolis convoca os professores da rede de ensino para ficarem cinco minutos em silêncio. Durante esse tempo, os profissionais vão observar a respiração, perceber o ambiente e valorizar o seu principal instrumento de trabalho.

A ação faz parte do programa Saúde Vocal, desenvolvido pelo Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor. Para combater os problemas vocais, o setor realiza,  periodicamente, atividades preventivas como: fornecimento de garrafinhas de água, triagem fonoaudiológica, palestras preventivas nas unidades de ensino, acompanhamento de profissional com alteração vocal e fornecimento de amplificador vocal para as escolas.

De acordo com a fonoaudióloga Claudia Bruck, os cuidados devem ser constantes, já que qualquer alteração na voz pode prejudicar a atuação profissional. “Se, no fim do dia,  sua voz costuma ficar fraca, rouca ou cansada, é importante procurar um profissional da área”, destacou. Entre os médicos, o mais recomendado é o otorrinolaringologista, especialista em problemas de ouvido, nariz e garganta.

Cuidados importantes

Dicas apontadas pela fonoaudióloga
– Ao perceber alterações na voz, procure minimizar o desgaste
– Perceba o que mais prejudica sua voz e tente dosar esse aspecto
– Tomar pequenos goles de água durante a aula
– Não aumentar a intensidade da voz para competir com a fala dos alunos e barulhos externos
– Criar códigos combinados para solicitar silêncio em sala, como bater palmas
– Falar sempre próximo e de frente para os alunos
– Fazer intervalos de repouso de fala

+

Notícias