Diferença entre a corrida na rua e na esteira

Porque é mais difícil correr na rua?

Na última terça-feira eu acordei tão cedo que eu mal sabia o que fazer para passar o tempo. Como não era dia de treino na academia, achei que uma boa opção seria caminhar na Beira-Mar de São José. Pulei da cama e às 6h30 eu estava me aquecendo para o exercício.

Divulgação/ND

Como sempre acontece, chega no meio da caminhada eu me empolgo e decido correr. Achei que conseguiria manter o mesmo ritmo que eu faço na esteira, mas não foi bem assim. Enquanto na academia eu corro uns 8 minutos tranquilamente (ok maratonistas, eu sei que esse tempo é literalmente uma miséria, mas eu tô me esforçando minha gente), na rua eu não passei dos cinco minutos correndo.

Mas, como tudo na vida tem uma explicação, hoje eu perguntei para o meu personal se era normal ou eu que estava imaginando coisas. Ele confirmou que sim, correr na rua exige mais preparo físico do que na esteira.

A primeira razão é a temperatura. Na rua estamos expostos a sol, chuva, vento forte, vento fraco, temperatura alta ou baixa. Enquanto isso, na academia o conforto térmico é total.

Outro motivo para aumentar a dificuldade é que na rua o esforço para impulsionar o corpo é maior e você não consegue manter a velocidade constante. A esteira te “ajuda” a manter o mesmo ritmo e te exige menos a tração do corpo.

Sabendo disso, é só escolher qual a melhor forma de praticar uma caminhada/corrida!

Loading...