Dores nas costas: 5 causas e o que fazer. Fique de olho nas dicas do Dr. Hérnia!

Está com dor e não sabe a causa? Além de eventuais traumas, sedentarismo, uso excessivo de saltos e excesso de atividades físicas, as dores na coluna também podem ser causadas por outros problemas, alguns ainda mais sérios. Veja as dicas a seguir.

  1. Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns de dores na coluna. Ela ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da posição normal e acaba comprimindo as raízes nervosas ramificadas a partir da medula espinhal, localizadas na parte posterior da minha coluna vertebral. Veja o que ensina o Dr. Hérnia.

O sedentarismo, o excesso de peso e as atividades físicas que precisam de um grande esforço podem provocar a hérnia de disco, que também pode ser causada por conta de movimentos repetitivos no trabalho que exigem muito dos músculos das costas. Há evidências, ainda, que a genética também possa desempenhar um papel importante no desenvolvimento das hérnias.

 

Dr Hérnia / Dicas sobre dores na coluna – Foto: Divulgação

 

  1. Lombalgia

Caracterizada por uma dor na região lombar, localizada na parte baixa da coluna próxima à bacia, a lombalgia pode ser de dois tipos quanto à sua duração:

Aguda: popularmente conhecida como o “travamento das costas” que pode acontecer por vários motivos, como a musculatura cansada e dolorida por conta de uma sobrecarga, por exemplo. A dor leva de 4 a 6 semanas para desaparecer, se tratado corretamente.

Crônica: nesse caso, a dor leva mais de 12 semanas para desaparecer. A evolução da fase aguda para a fase crônica não é muito comum.

Geralmente, a lombalgia é causada por problemas de postura ao sentar-se, deitar-se, abaixar-se ou carregar algum objeto muito pesado.

Também há casos em que ela ocorre por conta de inflamações, infecções, hérnias de disco, artrose e até por problemas emocionais.

  1. Espondilite anquilosante

É uma doença sem cura que causa inflamação crônica nas articulações do corpo, como a coluna, os joelhos, o quadril e os ombros.

Ela também pode afetar outras partes do corpo, como os olhos, por exemplo.

A espondilite anquilosante faz as vértebras da coluna se fundirem, tornando-a menos flexível. Geralmente, o resultado é uma postura mais curvada para frente.

Ainda não existe uma causa conhecida que leva à doença, mas sabe-se que existe um fator genético que a facilita — chamado HLA-B27.

Fique atento aos fatores de risco:

Ser adulto jovem ou adolescente e do sexo masculino, pois a incidência é maior entre os homens;

Ter herdado o marcador genético HLA-B27, embora quem tenha herdado não desenvolverá obrigatoriamente a doença.

 

Dr. Hérnia / Dicas sobre dores nas costas – Foto: Divulgação

  1. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que causa dores nas articulações e deformações, com o passar do tempo.

A parte superior da coluna cervical também pode ser afetada e danificada pela inflamação.

Assim como a espondilite anquilosante, também não se sabe ao certo a causa da artrite reumatoide.

Acredita-se que ela seja causada devido a um ataque ao tecido que cobre as articulações (chamado de sinóvia) pelo sistema imunológico do corpo.

A doença é mais comum de ocorrer em mulheres entre os 20 e 50 anos de idade.

  1. Escoliose

A característica mais comum da escoliose é a deformidade da coluna vertebral em forma de curva, podendo ser acompanhada de rotação das vértebras.

Dentre os vários tipos, existem três que ocorrem com mais frequência:

Escoliose congênita: ocorre na formação das vértebras ou na fusão dos ossos da coluna do recém-nascido ou feto;

Escoliose neuromuscular: é causada por problemas neurológicos que determinam fraqueza dos músculos, controle precário deles ou paralisia causada por doenças como pólio, distrofia muscular ou espinha bífida;

Escoliose idiopática: não tem causa conhecida e pode ocorrer em crianças, adolescente e jovens em fase de imaturidade do esqueleto.

A Franquia Doutor Hérnia unidade Florianópolis conta com um leque de profissionais altamente treinados para tratar os mais diversos casos de hérnias discais, alterações posturais, disfunções osteo/musculares e outras inúmeras patologias.

Edição: Alessandra Cavalheiro

Unidade Florianópolis / SC

Rua Henrique Boiteux, 183 – Estreito, Florianópolis/SC

Fone: (48) 3091-1313/ 99990-8534

https://www.doutorhernia.com.br/unidade/florianopolis-sc

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais