Duas obras da BR-101 Sul não apresentam atrasos

Construção de ponte no canal de Laranjeiras e túnel do morro do Formigão estão em ritmo acelerado

Apesar de a BR-101 Sul, em Santa Catarina, ainda ter trechos não duplicados, obras atrasadas e algumas que nem saíram do papel, duas importantes empreitadas – a ponte sobre o canal de Laranjeiras, em Laguna, e o túnel no morro do Formigão, em Tubarão – estão com o cronograma em dia e previsão de terminar dentro do prazo contratual, que encerra no primeiro semestre de 2015.

Rosane Lima/ND

Travessia de Laguna deve registrar 65% das obras completas ao final de março 

Essas duas obras foram visitadas ontem pela Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-101, presidida pelo deputado federal Ronaldo Benedet. A avaliação foi positiva. A ponte está com mais de 60% das obras concluídas, assim como o túnel, que estará totalmente perfurado até quinta-feira.

As obras devem aliviar o trânsito para quem percorre a via (com prazo inicial de duplicação total atrasado desde 2009), que hoje tem três gargalos. Além do trecho da ponte em Laguna e do túnel em Tubarão, não foi duplicado o da região do Morro dos Cavalos, em Palhoça.

A travessia fechou fevereiro com 60,7% das obras concluídas é deve chegar a 65% na medição dos trabalhos de março. Ao custo de R$ 597 milhões, R$362 milhões já investidos, a ponte está com 70% dos pilares prontos e 95,6% da fundação executada. A expectativa agora é com a chegada de quatro treliças norueguesas, que darão suporte ao principal trecho da travessia, o vão estaiado, que está com a montagem programada para junho.

Perfuração total do túnel em Tubarão

Com 1.600 operários em dois turnos de trabalho, as obras da ponte em Laguna não param. O consórcio deve contratar mais 150 nos próximos dias. Segundo o gerente de projetos Luis Gustavo Zanim, do consórcio que engloba as empresas Aterpa M. Martins, Camargo Corrêa e Construbase, em dezembro, a estrutura das pistas pode estar pronta nos dois sentidos, mas não será liberada se o conjunto não for concluído.

Rosane Lima/ND

Obra no morro do Formigão deve ser finalizada em fevereiro

A transposição do morro do Formigão, segundo o superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Sul do Estado, Avani Aguiar de Sá, também passa dos 60% de execução. Na quinta-feira, às 12h deve ser concluída a perfuração do túnel. Em Tubarão, a outra pendência é a antiga ponte do Cavalcanti, que teve a licitação homologada e a ordem de serviço deve ser expedida em 40 dias.

O último entrave

O contorno em Araranguá, no km 411, que também impedia o fluxo pleno na região, foi aberto para o tráfego de veículos no sábado. O novo traçado no local conhecido como Curva do Carneiro, tem 5,7 quilômetros de pistas duplicadas. Agora o principal impasse é a região do Morro dos Cavalos, que precisa de uma quarta pista temporaria e, depois, um túnel duplo, que ainda nem teve a execução licitada, e tem impasses com a comunidade indígena no entorno. O deputado Benedet entregará um relatório ao ministro dos Transportes nos próximos dias descrevendo o que percebeu na visita às obras.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...