Eclipse lunar que ocorre nesta terça-feira poderá ser visto em Santa Catarina

Atualizado

O eclipse lunar parcial que deve acontecer nesta terça-feira (16) deve cobrir mais da metade do disco da lua. O fenômeno poderá ser visto por todo o Estado, a partir das 17h34. O Observatório astronômico da UFSC estará aberto ao público em sessão especial e gratuita.

Eclipse lunar ocorre devido a sombra da Terra cobrir a Lua – Reprodução/Calendarr

O eclipse lunar ocorre quando o Sol, Planeta Terra e a Lua estão alinhados e, devido isso, a sombra da Terra fica em frente à Lua, ocasionando o evento. Conforme explicou o graduando em Física e voluntário do Observatório UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Elismar Lösch, esse fenômeno acontece duas vezes por ano sempre em até, no máximo, 15 dias após o eclipse solar.

A região litorânea do Estado avistará o eclipse a partir de 17h34 e nas regiões mais ao Oeste de Santa Catarina irá iniciar minutos depois devido a Lua nascer no Leste.

Leia também: 

Segundo o astrofísico Alexandre Zabot, o eclipse será intenso porque mais da metade do disco lunar estará eclipsado. Ou seja, será possível ver mais da metade da Lua coberta pela sombra da Terra.

O fenômeno será visto em seu ponto máximo às 18h30 e termina às 20h em toda Santa Catarina.

Serviço:

O observatório astronômico da UFSC estará aberto para a visualização do eclipse das 18h às 20h, com entrada gratuita.

Onde: Av. César Seara, 155 – Carvoeira, Florianópolis, UFSC, Campus Trindade. tel.(48) 3721-4133

Mais conteúdo sobre

Tempo