Ventos de até 80 km/h chegam ao Litoral de Santa Catarina neste sábado

Os efeitos do ciclone extratropical começarão a ser sentidos pelos catarinenses no início da manhã deste sábado (27), com ventos de 60 km/h e rajadas de até 80 km/h, de acordo com as previsões da Epagri/Ciram. O fenômeno climático, um sistema de baixa pressão atmosférica comum no litoral Sul do país, começou a se formar no litoral gaúcho na madrugada deste sábado.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o vento vai soprar na direção sudoeste e a instabilidade provocada pelos efeitos do ciclone deve permanecer até meio-dia de domingo (28). Porém, a localização exata do ciclone extratropical era incerta no início da noite de sexta-feira (26). “Temos que aguardar a formação do ciclone nas próximas horas, visto que esse tipo de sistema apresenta um deslocamento bastante rápido em alto mar”, explicou Marilene.

Tempo ficou fechado durante esta sexta-feira, em Florianópolis - Marco Santiago/ND
Tempo ficou fechado durante esta sexta-feira (26), em Florianópolis – Marco Santiago/ND

A meteorologista salienta que a chuva registrada quinta e sexta-feira em Florianópolis não estava relacionada ao ciclone. “É um cavado, que vai se intensificar nas próximas horas, alimentando o sistema de baixa pressão que formará o ciclone”, disse. Os efeitos do ciclone extratropical serão sentidos pelo menos em três regiões do Estado: Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

Na Capital, o prefeito Gean Loureiro (MDB) anunciou que os órgãos municipais estão em alerta para uma resposta rápida diante de eventuais transtornos que possam ocorrer diante dos ventos provocados pelo ciclone extratropical no fim de semana. Gean informou que vai comandar pessoalmente a Defesa Civil do município diante de uma eventual necessidade. Assim, a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e as secretarias de Infraestrutura, do Continente, da Educação e da Saúde terão equipes de plantão prontas para atuar, caso necessário.

>> Defesa Civil emite alerta sobre formação de ciclone no final de semana em Santa Catarina
>> Prefeitura de Florianópolis mantém órgãos em alerta para eventuais transtornos com ciclone
>> Ciclone extratropical deve ficar afastado da costa; previsão é de ventos fortes

A Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) também terá uma equipe escalada para rápida atuação, enquanto a Secretaria de Assistência Social deverá manter uma estrutura de acolhimento. A Defesa Civil está de prontidão com profissionais e voluntários orientados, inclusive para convocar eventuais doações. A prefeitura também informou que Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e Corpo de Bombeiros também estão orientados para atuarem.

Segundo a Epagri/Ciram, a previsão para este sábado em Florianópolis é de temperatura mínima de 18ºC e máxima de 27ºC. Pela manhã, há possibilidade de chuva isolada, com sol entre nuvens à tarde. No domingo, está prevista chuva no início e final do dia, com máxima de 22ºC.

Tempo