Eletricistas de Joinville participam do 1º Rodeio da Celesc

Rogerio da Silva/ND

Arena. Eletricistas passaram o dia mostrando o que sabem

Chapéu na cabeça, botas nos pés e luvas nas mãos. Esses foram os equipamentos de segurança utilizados pelos participantes do 1º rodeio de eletricistas da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), regional de Joinville, durante toda sexta-feira (27). Cinco duplas competiram em diversas modalidades no pátio externo da Celesc, que foi transformado em uma grande arena, semelhante a um rodeio tradicional, com direito a torcida, homenagem a Nossa Senhora Aparecida e medalhas para os melhores colocados. Diferentemente dos rodeios tradicionais, onde o objetivo é permanecer mais tempo montado em um cavalo ou boi, a principal tarefa dos agentes era cumprir os procedimentos de segurança exigidos no trabalho de um eletricista.

As equipes foram avaliadas na realização das tarefas comuns como o uso correto dos equipamentos de proteção individual, execução da análise preliminar de riscos, sinalização adequada da área de trabalho, execução da desenergização e energização, mantendo os cuidados necessários com equipamentos e ferramentas. Na modalidade tarefa surpresa, os eletricistas foram desafiados a executar os serviços com os olhos vendados.

Os participantes tiveram duas semanas de treinamento para o rodeio. Todas as atividades foram transmitidas pela intranet para as 16 regionais do Estado. Segundo o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, o objetivo do rodeio é mobilizar todas as regionais do Estado e trabalhar com a valorização dos eletricistas. “É importante ressaltar o valor desses técnicos que muitas vezes arriscam a própria vida para sanar problemas de eletricidade nas ruas. A preocupação da Celesc é com o serviço de qualidade, mas é antes disso, uma preocupação com a segurança dessas pessoas.”

Etapas para o 4o Rodeio Nacional

O próximo rodeio da Celesc será no dia 1º de junho, em São Miguel do Oeste. Depois que todas as agências tiverem seus eventos, a Celesc promoverá um rodeio estadual. A origem do evento remonta a 1998. Naquele ano, a Cemig, distribuidora mineira, organizou a primeira edição. Em 2005, a Abradeee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) criou um grupo de trabalho para organizar o 1o Rodeio Nacional de Eletricistas, realizado em Minas Gerais em 2006. Neste ano, o 4o Rodeio Nacional dos Eletricistas será nos dias 22 e 23 de outubro, na praça da Apoteose, no Rio de Janeiro.

Vencedores do 1º Rodeio

Dupla Alta Tensão: Cleber dos Santos e Juvenal Cardoso – sem penalidade
Dupla Heróis da Resistência: Elias Bicalho e Osni Meris – 8 penalidades
Dupla 70/77 Peso Líquido: Felipe Schwarz e José Benedito Soares – 10 penalidades
Tarefa Surpresa – Osni Meris – 3’48” (sem penalidade)

Leia mais na edição impressa do jornal Notícias do Dia do final de semana, 28 e 29 de abril

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias