Em São Pedro de Alcântara, Hospital Santa Teresa não será mais fechado e ganhará ampliação

A luta pela manutenção do Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, parece ter obtido êxito. Pelo menos é o que afirmou o vereador Jair Costa (PSD) durante a sessão ordinária de segunda-feira (9), na Câmara Municipal de São José. “Não vai mais fechar, inclusive vai ser ampliado. Será criada uma residência de dermatologia, ampliando a retaguarda do Hospital Regional, o que possibilita esvaziar seus corredores”, celebrou o parlamentar.

Hospital Santa Teresa receberá ampliação - Flávio Tin/Arquivo/ND
Hospital Santa Teresa receberá ampliação – Flávio Tin/Arquivo/ND

Em agosto do ano passado, o Legislativo de São José aprovou moção que foi encaminhada ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e à Secretaria de Estado de Saúde, manifestando-se contrário ao fechamento do Hospital Santa Teresa, que era a intenção da Secretaria, de acordo com nota oficial divulgada no mês anterior. Na época, os vereadores destacaram a história de quase 80 anos da casa de saúde, bem como sua importância para a região da Grande Florianópolis.

“O Santa Teresa atende 35 mil pessoas no Estado durante um ano, compreendendo serviços desde a retirada de sinal pequeno até um de dez centímetros. Hanseníase, ortopedia, dependência química, pré-bariátrica, entre outros tratamentos, ainda são realizados no espaço que é referência em dermatologia”, completou o vereador Jair Costa.

Aos 77 anos de existência, o Santa Teresa trata pacientes na área de psiquiatria  e realiza a retaguarda médica de hospitais de alta complexidade da região, a exemplo de pacientes que se preparam para a cirurgia bariátrica. Além disso, conta com um laboratório de dermatologia de referência estadual.

Região

Nenhum conteúdo encontrado