Enem: Alunos que fizeram a prova no Oeste consideram segunda etapa mais difícil

Depois de enfrentar o último dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os estudantes começaram a deixar os locais da prova a partir das 15h30 deste domingo (10). 

Ansiosos pelo resultado e cansados, alguns candidatos que conversaram com ND classificaram a etapa final como a mais difícil. A primeira prova ocorreu no domingo passado (3). 

Julia Woiciechowski – Foto: RICTV/Divulgação

“Eu achei essa mais difícil do que a outra por causa dos cálculos”, contou Julia Woiciechowski, que fez a prova em Chapecó. 

Victor da Silva – Foto: RICTV/Divulgação

Já para Victor da Silva, que pretende cursar Educação Física, a prova estava mais fácil. “Estou bem ansioso pelo resultado e quem sabe ano que vem já começar a faculdade”, disse o estudante de Herval, no Rio Grande do Sul.

Vinicius Cazeta, de 17 anos, foi um dos que teve dificuldade na segunda prova. “Vou precisar de mais um ano”, previu sobre o resultado.

Quem não fez a prova, ficou torcendo do lado de fora. Em Chapecó, um casal veio da cidade de Planalto, no Rio Grande do Sul, para acompanhar a filha que fez a prova para testar os conhecimentos.

“Estamos acompanhando e com pensamento positivo, na torcida para que ela vá bem, apesar de ela ter recém chegado ao primeiro ano estudado. Já estivemos aqui na semana passada”, disse Marília Valicheski, que aguardava na frente da Escola Bom Pastor.

Pais aguardavam ansioso na porta da escola em Chapecó – Foto: RICTV/Divulgação

Enem 2019

Nesta edição, foram 5,1 milhões de inscritos, o menor número desde 2012, quando 4,3 milhões de estudantes confirmaram a inscrição.

Em Chapecó – Foto: RICTV/Divulgação

No primeiro dia de prova, os candidatos responderam 45 questões de  Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas, além de fazer a redação.

Já neste domingo, em mais de 1,7 mil municípios, os inscritos foram desafiados com questões de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha. 

Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira (13). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões. No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Leia também:

Além de agrotóxicos e vacinas, questões tratam até do Tinder

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

*Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre

Educação