Entidades debatem saneamento em Canasvieiras

Comunidade vai cobrar soluções e dará um prazo para que sejam adotadas: agosto. Caso não sejam tomadas providências, manifestações vão invadir a campanha municipal

O Codeni (Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha), que reúne cerca de 50 entidades, promove reunião nesta segunda, 15, às 19h, no Centro de Convenções de Canasvieiras, para definir as medidas que serão adotadas em relação à poluição da praia. A pauta do encontro é bem substanciosa, incluindo ação civil pública para o depósito judicial da taxa de esgoto cobrada dos moradores; modificações na Lei de Saneamento Básico e no Conselho Municipal de Saneamento Básico; cobrança direta dirigida à prefeitura, vereadores e deputados estaduais, federais e senadores; exigência de relatos oficiais sobre melhorias em relação às redes pluviais e quanto às ligações domésticas à rede de esgotos; mais rigor da fiscalização e transparência das ações oficiais. Todos os itens têm prazos bem curtos para serem cumpridos. Em caso de não cumprimento, por parte da prefeitura ou Casan, as entidades prometem se organizar a partir de agosto para torpedear as candidaturas às eleições deste ano.

Questionamento

“A Casan fez uma estação para tratar esgoto, e não água da chuva; quando chove, aumenta em 50% o volume na estação por causa da água da chuva. Não subdimensionamos nada”. Palavras do presidente da Casan, Valter Galina, no ND de sexta-feira, dia 15. E a seguir a reportagem informa, com base em declarações do dirigente: “Mesmo assim, a Casan vai investir R$ 8 milhões com recursos próprios para ampliação da ETE de Canasvieiras (…)”. Carlos Triunfo, morador do bairro, questiona se não há um paradoxo flagrante nessa história.

Estágio na Câmara

“Qual a importância da democracia brasileira?” é a pergunta lançada pela deputada Angela Albino (PCdoB) nas redes sociais, voltada especialmente ao público jovem e àqueles que queiram conhecer o funcionamento da Câmara dos Deputados e de outros poderes. De acordo com o projeto Estágio-Visita, Angela poderá indicar, por semestre, dois catarinenses matriculados em um curso superior para, durante cinco dias, acompanharem de perto os trabalhos no Parlamento.

Supersalários

“Extinção de supersalários renderia ‘uma CPMF’ aos cofres públicos”. Destaque da Gazeta do Povo (PR), edição de domingo, 14. E por aqui se anunciam concursos públicos com vencimentos de até R$ 27 mil. Assim fica difícil ajustar contas públicas.

Fazendo a feira

Passou o Carnaval e os argentinos continuam por aqui, estão por todas as partes. No supermercado de um shopping vi uma família com quatro carrinhos lotados, de refrigerantes, cervejas e gêneros alimentícios a eletroeletrônicos, tinha de tudo. Na chegada ao caixa, informaram que iriam pagar a conta com plata (dinheiro vivo). Poucos usam cartões de crédito ou débito, me informou a atendente ao lado.

Que ‘feira’ é hoje?

Ainda sobre argentinos, tenho a sensação, ao conversar com eles, que se sentem muito felizes quando vêm para Santa Catarina. Tão felizes que, no sábado, uma argentina baixou o vidro de seu automóvel e me perguntou, na sinaleira entre a Rua Esteves Júnior e a Avenida Rio Branco: “Que ‘feira’ é hoje?”. E eu: “Dia da semana?”. Ela: “Sim”. Respondi que era sábado. Ela, o marido e os filhos fizeram festa dentro do carro.

TED Floripa

O S7 Coworking, no Centro de Florianópolis, abre suas portas nesta terça, 16, às 14h30, para uma das mais importantes e inspiradoras conferências do planeta, o TED (Technology, Entertainment, Design). O evento será transmitido on-line, diretamente de Vancouver, no Canadá, em duas sessões especiais. O encontro é gratuito e o conteúdo será apresentado somente em inglês, sem tradução e legenda.

Ginástica rítmica

A técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, Camila Ferezin, estará em Florianópolis do dia 17 ao dia 20 deste mês para treinamento promovido pela Associação de Ginástica Desterro. A cidade não foi escolhida por acaso: estamos em um ano olímpico e fica aqui um dos cinco centros de referência da modalidade, inaugurado no ano passado, com equipe de nível técnico avançado e aparelhagem que atende aos padrões olímpicos.

Lixo musical

Do leitor Edu Carvoeira: “O lixo musical esparrama-se dia e noite na mídia, e todo mundo finge que é bom e consome. Essa lógica invertida de decomposição musical prestigiada invade os ouvidos, martela o cérebro e ganha pelo cansaço e pela massificação e ai surge ‘novos astros da MPB’, que cantam qualquer coisinha com duas onomatopeias e saem por aí vendendo milhões de dejetos musicais para uma massa hipnotizada nas baladas, cheia de vodka e energético”.

Divulgação Fapesc/ND

Nossas Florestas

Será aberta nesta segunda, 15, no hall de entrada da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) a exposição itinerante Nossas Florestas, com resultados do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina. Esse enorme levantamento do que sobrou de árvores e epífitas no Estado vem sendo coordenado pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), e desde 2007 recebe apoio financeiro da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Divulgação Mariana Eli/ND

Quebrando…

Com mais de 40 anos de atuação na iniciativa privada, a secretária de Turismo da Capital, Zena Becker (foto), trouxe para a administração pública um novo modelo de gestão, que representou uma verdadeira quebra de paradigmas. Sob a gestão dela, que iniciou ano passado, a prefeitura passou de simples patrocinadora a apoiadora de eventos tradicionais da cidade.

…paradigmas

A prefeitura vem estimulando a busca por parceiros privados ao invés do puro e simples repasse de dinheiro público, tão escasso em tempos de crise. O resultado foi o melhor Réveillon e o melhor Carnaval dos últimos anos, com todas as festas realizadas, e a economia de alguns milhões de reais que, agora, serão investidos em áreas como saúde e infraestrutura.

Loading...