Equipes para atendimento de saúde em São José começam a receber novos profissionais

Atualizado

Profissionais foram capacitados para atender demanda da rede. Foto: Divulgação/PMSJ 

As unidades básicas de saúde (UBSs) de São José começam a receber reforços a partir dessa segunda-feira (26), com a contratação de novos profissionais para atender a demanda da rede. Nesta semana, 35 médicos clínicos gerais começam a trabalhar e, na sequência, será a vez de 92 atendentes de saúde pública e de 40 técnicos de saúde bucal iniciarem o serviço.

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), afirma que a medida vai ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde. “Esses novos profissionais vêm se somar às nossas equipes para garantir um melhor atendimento à população. Temos uma demanda crescente na rede de Atenção Básica e a Prefeitura de São José não tem medido esforços para garantir à comunidade o tratamento que merece”, reforça a prefeita.

Antes de iniciar o trabalho nas unidades, os novos médicos passaram por um processo de capacitação. De terça (20) à quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um curso de boas vindas para os servidores que foram contratados por meio de uma Organização Social escolhida a partir de um processo licitatório.

A capacitação abordou questões como os fluxos dentro do município, a assistência farmacêutica e os sistemas de informação que o Município opera, tais como o e-SUS (Atenção Básica) e o SISREG (Sistema de Regulação).

“Atividades como esta dão a oportunidade aos novos profissionais de conhecerem a estrutura da Secretaria, conhecerem os colegas e nos ajudam também a melhorar os processos de trabalho. A Saúde é uma área prioritária e precisamos, cada vez mais, investir na qualificação dos profissionais para oferecermos um serviço adequado à população”, destaca a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

A qualificação foi realizada no auditório da Secretaria da Educação e foi ministrada pela diretora de Atenção Primária, Fabrícia Martins; pelo médico da família Eric Silveira Ito, pela farmacêutica Alice Buss Cruz e pela médica Caroline Fraga Valle Muller. “Tudo o que fazemos é pensando em oferecer o melhor para a população e os novos servidores precisam sentir a responsabilidade do cargo que estão ocupando”, afirma a diretora de Atenção Primária, Fabrícia Martins.

No último dia de treinamento, os organizadores da capacitação promoveram uma atividade de integração entre os coordenadores das UBS’s e os novos médicos para, além de se conhecerem, discutirem sobre o funcionamento específico de cada unidade e as necessidades da população da área locada.

Geral