Escola pública de Joinville conquista mais um título no Festival de Dança

Atualizado

A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos conquistou mais um título na primeira noite das Mostras Competitivas do 37º Festival de Dança de Joinville. Com a coreografia “Parintins, É Festa de Boi Bumbá”, o colégio levou para casa o sétimo título de campeão.

“Parintins, É Festa de Boi Bumbá”, Programa Dançando na Escola – Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos: 1º Lugar Danças Populares Brasileiras Conjunto Júnior – Nilson Bastian / Festival de Dança / Divulgação

Os bailarinos, que encantaram o público no Centreventos Cau Hansen nessa quinta-feira (19), fazem parte do Programa Dançando na Escola, da Secretaria de Educação.

O projeto teve início em 2000, pela coreógrafa Elisiane Wiggers, e hoje já conta com núcleos em 28 unidades escolares do município.

Na escola Pedro Ivo, as aulas iniciaram em 2002, no contra turno escolar. Segundo a idealizadora do programa, o principal foco do programa é levar a arte da dança para os alunos da rede pública de Joinville.

“É muito bacana ver jovens que não são profissionais, não são bailarinos, se encantando e aprendendo com a dança”, conta.

Leia também:

Elisiane é a responsável pela coreografia campeã na categoria Danças Populares Brasileiras, na primeira noite de competições do Festival. A preparação teve início em setembro do ano passado, quando a base e as primeiras pesquisas sobre o tema foram elaboradas.

Além disso, a professora tem um carinho especial pelo tema que norteou a apresentação. Apaixonada pelas manifestações culturais brasileiras, Elisiane viu na festa de Parintins, e consequentemente no Boi Bumbá, uma maneira de homenagear a riqueza cultural do país através da dança.

Grupo homenageou Parintins e a cultura do Boi Bumbá durante apresentação – Nilson Bastian / Festival de Dança / Divulgação

“Realmente não é algo que está próximo da gente, mas eu vejo que é importante trazer pros alunos um pouco do conhecimento dessa cultura tão rica que é a brasileira”, enfatiza Elisiane.

No palco, 39 integrantes entre 13 e 16 anos deram um verdadeiro show no Centreventos. Pais e amigos acompanharam emocionados o anúncio da vitória do grupo, que comemorou com êxtase mais um título para a escola do bairro Costa e Silva, na Zona Norte.

“Esse grupo nunca tinha ganhado de fato o festival, então no final todos se emocionaram com o resultado”, vibra a coreógrafa e coordenadora do grupo, Elisiane Wiggers.

Alunos fazem parte de projeto desenvolvido pela secretaria de educação do município – Nilson Bastian / Festival de Dança / Divulgação

Dança