Está aberta a 24ª Festilha – Festa das Tradições da Ilha – em São Francisco do Sul

Atração principal do evento é a gastronomia, tendo o tradicional Pirão com Linguiça como prato de sucesso.

Fotos Carlos Junior/ND

Centenas de pessoas circularam pelo Centro Histórico durante a abertura

A 24ª edição da Festilha (Festa das Tradições da Ilha) foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (12), no Centro Histórico de São Francisco do Sul. O início do evento foi embalado pela música de bandas locais e regionais, pela apresentação do grupo folclórico Dança do Vilão e pelo agito sertanejo da dupla Laluna e Vinicius, que encerrou a primeira noite de atrações. Destaque especial para a escolha da rainha e princesas da festa, selecionadas entre 18 candidatas.

Além dos atrativos musicais e culturais, a gastronomia é outro ponto forte do evento, com pratos típicos que atraem turistas e moradores da ilha. O pirão com lingüiça preparado pelo do bloco carnavalesco Unidos da Vagabunda é certeza de sucesso entre os visitantes. “Pretendemos preparar cerca de cinco mil pratos durante a festa”, comenta o chefe da cozinha Antônio Luiz Dias.

Pirão com linguiça é prato tradicional do evento.

De acordo com o secretário municipal de turismo, Augusto Kolling, além da aposta em shows nacionais, a gastronomia tem ganhado cada vez mais destaque a cada nova edição da Festilha. “Estamos levando a gastronomia mais a sério, sabendo da importância da alimentação e de oferecer um bom prato para os turistas, para criar um grande diferencial da festa”, disse, mantendo a expectativa de o evento atrair pelo menos 50 mil visitantes até domingo.

Para o presidente da Fundação Cultural, Aldair Carvalho (Daia), a diversidade de atrações tem tornado a Festilha um evento para toda a família. “Queremos recuperar a festa da família francisquense, pois a gente só preserva a tradição se estivermos em família. Se os nossos moradores aprovarem, qualquer pessoa de fora também vai aprovar”, argumentou. A festa continua nesta sexta (13), com destaque para o show com a dupla Fernando e Sorocaba. Sábado a programação traz Nando Reis e, domingo, encerrando o evento, é a vez do cantor Belo estar no palco principal.

Realezas da Festilha

Desenvoltura, oratória e beleza foram os critérios que elegeram as realezas da Festilha na noite de abertura. Entre as 18 concorrentes, Viviane Drum, 24 anos, se sagrou a rainha da festa. Francine da Silva Celestino, 18, e Francieli Camargo de Paula, 17, ficaram com os títulos de primeira e de segunda princesas, respectivamente. Para Vivian, a vitória representou a volta ao trono da Festilha. Ela também foi rainha na edição de 2003. “Para mim é uma honra voltar a representar a festa. Não estava muito confiante porque a disputa estava bem concorrida”, comentou a francisquense moradora no bairro Morro da Cruz.

A rainha Viviane Drum, 24 anos, entre Francine da Silva (1ª princesa) e Francieli de Paula (2ª princesa).

Confira aqui a programação completa

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Notícias