Estratégias: varejo integrado e puxado

Atualizado

Para a Portobello o ambiente em que se vive é a essência do negócio. O design é a competência que torna a marca única e inovadora, transforma a vida das pessoas e se manifesta nos produtos, ambientes e experiências que realiza. O ambiente de negócios é global, mas o design deve refletir o contexto local. A cultura, estratégia e gestão devem viabilizar a criação e distribuição do design Portobello, gerando valor para todos os públicos, por meio do modelo integrado e puxado e com eficiência operacional indicada pelo lucro.

O propósito da Portobello é viver design, transformando ambientes e emocionando as pessoas. Com design natural e autoral, propõe a moldura do olhar, os limites que ampliam e os espaços que acolhem. A marca é, em essência Design de fora para dentro e de dentro para fora. Nesta empresa acredita-se que a vida com design é mais inteligente, bonita e segura. Desta forma, a cada ano, a marca consolida a posição de liderança brasileira e protagonista global em soluções de revestimentos para ambientes, por meio do design e da inovação.

Showroom Porto Bello – Divulgação/Acervo Portobello

A evolução do negócio principal da empresa reflete as mudanças contemporâneas do comportamento de consumo, provocadas, principalmente, pelas transformações digitais. Um novo consumidor, protagonista no processo de compra, mais empoderado e conectado, demanda mais novidades, mais possibilidades de personalização, através de canais físicos e digitais, com facilidade e simplicidade, sem comprometer a sustentabilidade e realizando uma boa experiência com a Marca.

A Portobello, que tem o domínio da cadeia de supply, da matéria prima ao varejo, reorientou seu modelo de negócio, de uma indústria com uma rede de lojas para a visão de uma rede de lojas integrada com a indústria. Essa nova visão, de Varejo Integrado e Puxado, coloca a ponta da cadeia, o mercado, o cliente, como a proa do negócio, como o direcionador das decisões e da gestão da empresa.

Internacionalização

Exposição Porto Bello – Divulgação/Acervo Portobello

Internacionalizar as operações, potencializando a sustentabilidade do negócio expressa uma das prioridades estratégicas da Marca. O mercado americano foi escolhido para o início da internacionalização da empresa, tanto por ser atrativo comercialmente para o segmento quanto pela localização que viabiliza negócios com o Canadá e a América Central.
Após estudos de viabilidade e conhecimento do mercado obtidos no último ano, a Portobello America foi apresentada aos clientes em dezembro de 2018. O projeto está estruturado para implantação em etapas. Inicialmente o foco é a distribuição, por meio de sourcing global que inclui o Brasil, a Europa e os Estados Unidos, seguido por uma produção local própria.

Consolidação Pointer

Exposição Pointer – Divulgação/Acervo Portobello

Ser a melhor opção de design democrático no mercado brasileiro, por meio da marca Pointer completa as prioridades estratégicas da Portobello. A marca Pointer, com operação inicial na região Nordeste e unidade produtiva em Marechal Deodoro (AL), completou seu 3º ano de operação em 2018 aplicando os diferenciais de Design Democrático.

A Pointer adota a distribuição multicanal assim como a Portobello, tendo o varejo multimarcas como o canal que melhor permite exercitar a acessibilidade da marca, complementado pela venda direta ao mercado imobiliário, pelas exportações e por um piloto na rede Portobello Shop.

O negócio alcançou seu equilíbrio operacional no último ano, graças, além da maturidade natural de uma nova empresa, à qualificação do portfólio. O lançamento da categoria Supercerâmico, com produtos em grandes formatos e acabamento retificado em cerâmica, foi um destaque da marca.

A conexão digital é a base da estratégia de comunicação e marketing da Pointer. A Marca se propõe a ser o arquiteto das pessoas que planejam e executam seus projetos sem a ajuda direta desse profissional e, para isso, disponibiliza informações e ferramentas nas redes e em totens digitais nas principais lojas de seus clientes.

Diretrizes da Sustentabilidade Portobello

Responsabilidade Social

Nossa Gente

Princípios Estratégicos:

  • Promover saúde, segurança, bem-estar e desenvolvimento das pessoas;
  • Priorizar as crianças e o esporte nos projetos sociais;
  • Ser parceiro da comunidade apoiando boas iniciativas de responsabilidade social;
  • Incentivar a cultura e a participação de seus colaboradores em ações de voluntariado social.

Responsabilidade Ambiental

Nosso produto

Princípios Estratégicos:

  • Exercitar o design e a inovação sustentáveis;
  • Potencializar a sustentabilidade do material cerâmico;
  • Cultivar e apoiar as boas práticas de proteção ao meio ambiente.

Responsabilidade Econômica

Nosso negócio

Princípios Estratégicos:

  • Comprometer-se com a excelência dos resultados;
  • Criar condições de geração de valor para todos;
  • Investir em boas práticas de gestão e governança, priorizando a meritocracia.

Portobello 40 anos