Estudantes do Senai de SC disputam medalhas na Olimpíada do Conhecimento

Desde esta terça, 133 competidores, atentos ao mercado de trabalho na indústria, mostram o que aprenderam

Divulgação/Ivonei Fazzioni/ND
Estudantes de cursos técnicos se esperam para mostram o que aprenderam, enquanto preparam-se para o mercado de trabalho

Depois da abertura oficial na noite desta segunda, 35 ocupações estarão em disputa com provas até sexta, das 10 às 19 h, na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2015. Promovida pelo Senai/SC, entidade da Fiesc, a olimpíada é realizada simultaneamente em Joinville, São Bento do Sul, Blumenau e Jaraguá do Sul. 

A premiação ocorre na sexta-feira à tarde, em Jaraguá do Sul. Deste esta terça, 133 estudantes catarinenses estão em busca, além do ouro estadual, de classificação para as fases nacional e internacional, e de olho no mercado de trabalho na indústria.

O Senai espera receber 18 mil visitantes, que, além de ver de perto a realização das provas, poderão conhecer a estrutura da entidade e acompanhar o Inova Senai, unidades móveis do Sesi Ciências, minicursos do IEL/SC, atividades do Movimento A Indústria pela Educação e eventos promovidos pelos apoiadores e patrocinadores. Uma das atrações é o Ciência em Show.

Estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica em Joinville, Israel Venâncio Teixeira e João Gustavo de Souza, ambos de 18 anos, dedicaram a tarde de segunda para a ambientação e reconhecimento dos equipamentos na Robótica Móvel. Nas provas, em que concorrem com outra dupla da mesma cidade, terão que programar o pequeno robô a executar tarefas como selecionar e distribuir peças dentro de um tablado, segundo determinações preestabelecidas pelos professores. 

Confiantes de que as profissões industriais geram boas oportunidades de remuneração e de prosseguimento nos estudos, os dois colegas dar continuidade à vida profissional juntando as áreas de eletricidade e automação. “Quero fazer um curso de tecnólogo em mecatrônica e outro de engenharia elétrica”, afirma Israel, salientando que pretende aproveitar a formação técnica que possui como fundamento para as duas graduações. “Dá para trabalhar e ao mesmo tempo buscar o aperfeiçoamento com os novos cursos”, observa. João também vislumbra cursar engenharia elétrica e trabalhar com controle de processos e automatização de softwares. 

Zaion Tentardini, 19, competidor em Refrigeração e Climatização, na qual já faz estágio, também deseja continuar sua carreira na área em que compete, inicialmente ampliando a formação em eletricidade ou eletrotécnica e, depois, com engenharia elétrica ou mecânica.

Segundo o diretor regional do Senai/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, “a instituição tem trazido várias práticas da Olimpíada e da WorldSkills (torneio internacional) para dentro das salas de aula. O objetivo é que o aluno identifique situações que vai encontrar no dia a dia do trabalho”. Além disso, salienta, os eventos utilizam tecnologias que já são disseminadas nas empresas. Para Jefferson, o nível de exigência das competições é gradativamente incorporado ao cotidiano das aulas. “Na WorldSkills, um competidor perdeu o ouro por que fez uma marca do tamanho de um fio de cabelo na sua peça”, disse. São situações como essas que os estudantes da instituição são estimulados a superar a cada aula.

Patrocinadores

A etapa estadual catarinense 2015 da Olimpíada do Conhecimento tem o patrocínio de Lectra, Mecatronix (Neoyama), Audaces, Komeco, Amanco, BWM, Minipa, Yuzhou, SCM Tecmatic, Altenburg, Bondmann, Romi, Parcus, Wifer, Deb’Maq, Adeptmec, Tractebel, Mastercam, Arcelor Mittal, Automatus, Mogk, Condor, Buddemeyer e Virtual Automação.

Serviço

Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Nas unidades do Senai Joinville Norte I (rua Arno Waldemar Döhler, 957 – Zona Industrial Norte); São Bento do Sul II (rua Reinaldo Mallon, 488 – Serra Alta); Blumenau (rua São Paulo, 1.147 – Victor Konder) e Jaraguá do Sul (rua Isidoro Pedri, 263, Barra do Rio Molha)

De terça (27) a quinta (29), das 10 às 19h

Premiação: sexta (30), às 15h, no Senai em Jaraguá do Sul

* Com informações da assessoria de imprensa

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...