Eu posso fazer facetas de cerâmica?

“Laminados de cerâmica, lentes de contato dental, eu posso fazer? ”

A dica de hoje, deste profissional, é sobre as tão sonhadas e procuradas Lentes de

Contato Dentais. “Este é realmente um procedimento sensacional, que tem o poder de restaurar de forma altamente estética e duradoura problemas na estética do sorriso”, explica.

O que é este procedimento?

– As facetas cerâmicas são pequenas peças de cerâmica, “coladas” na face da frente dos dentes. Elas são fabricadas individualmente para cada pessoa a partir de um minucioso planejamento, que leva em conta informações das características da face e da dentição do paciente, adquiridas a partir de fotografias, vídeos e escaneamentos obtidos na clínica.

Para quem é indicado?

 – As facetas são indicadas especialmente para os casos de alterações de cor dos dentes causadas por amplas restaurações, para corrigir o formato de dentes, que são menores do que deveriam ou desproporcionais, e também que eventualmente quebraram ou foram desgastados.

– Em alguns casos bem específicos podem ser usadas para pequenas correções de forma dos dentes.

Veja um antes e depois:

Dr. Pedro – Foto: Divulgação

Dr. Pedro – Foto: Divulgação

Como são executadas?

Em geral, após esse minucioso planejamento, pequenos preparos estratégicos são executados nos dentes para criar espaços e permitir a perfeita adaptação das “lentes”, e isto é realizado em uma consulta, normalmente.

Depois, é feita uma moldagem e/ou escaneamento destes preparos, e essas informações são enviadas para um protético, que de forma individualizada e personalizada, produz pequenas joias de cerâmica, que depois serão “provadas” e cimentadas ou coladas pelo dentista.

Posso ter problemas?

– Este é um procedimento que exige muita técnica e habilidade de toda a equipe que o executará, desde o dentista e sua equipe até o técnico de prótese. Então, você precisa procurar um profissional experiente e especialista neste procedimento para evitar problemas.

– Possíveis problemas seriam: estética ruim, desadaptações e degraus que podem causar inflamações na gengiva, colagem inadequada e consequente quebra e deslocamento das facetas, dentre outros.

Um assunto interessante

Afirma o Dr. Pedro Alexandre que este é um assunto bem interessante, e também muito extenso.

– Poderíamos escrever um livro a respeito. Listamos as dúvidas básicas que espero que tenham ajudado na sua informação. Trabalhamos com este tipo de reabilitações estéticas há mais de 13 anos, e hoje, aparecem na clínica muitos casos com necessidade de retratamento, por alguns dos motivos listados acima.

– Por isso, procure sempre profissionais bem capacitados, avalie seu currículo, sua experiência, peça pra ver casos realizados por ele. Não tenha pressa, escolha fazer o tratamento baseado em critérios bem claros da real necessidade e da capacidade de quem vai fazer, e aí sim, confiando no profissional, se entregue e seja feliz! Um abraço e até a próxima dica!

O dentista Pedro Alexandre 

Formado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Pedro Alexandre é mestre em Materiais Dentários, também pela UFSC. Especialista em Dentística, tem aperfeiçoamento em Implantodontia. Atualmente, ele também é professor dos cursos de Aperfeiçoamento em Dentística/Estética no grupo Harmonique no IOA – BC; IOA – Criciúma; IOE – Lages e Ceoi – Florianópolis.

Edição: Alessandra Cavalheiro / Jornalista / Mtb. 9775

 

Dr. Pedro Alexandre / Dentista / CRO/SC 8893

Rua Presidente Nereu Ramos, 19 – Ed. Irmãos Daux – Salas 605 e 606 – Centro- Florianópolis/SC

Saiba mais sobre este trabalho em:

http://www.pedroalexandre.odo.br/

Mais conteúdo sobre

Saúde Mais