Expectativa com a continuidade dos serviços do Cepat de Joinville

Jacsson Zanco/divulgação/ND

Lideranças sindicais e políticas debateram sobre o Cepat ontem pela manhã em Joinville

Se o convênio com o Cepat (Centro Público de Atendimento ao Trabalhador) não for renovado, Joinville vai enfrentar um verdadeiro caos na área trabalhista. Se hoje a situação com o Cepat já está difícil, vai piorar ainda mais para o Sine (Site Nacional de Emprego) em Joinville. Os dois órgãos atuam no encaminhamento de seguro desemprego, confecção de carteira de trabalho e encaminhamento de empregos.

Segundo o coordenador do órgão na cidade, Magnus Klostermann, a média de demissões sem justa causa em Joinville é de cinco mil trabalhadores por mês. A maioria procura o Sine ou o Cepat para encaminhar seu segundo desemprego. “Sem o Cepat, como vamos dar conta de atender todos eles?”, pergunta Klostermann.

Na manhã desta segunda-feira (29), na sede recreativa do Sindicato dos Comerciários, o prefeito Udo Döhler , o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Rodrigo Fachini (PMDB), acompanhado de vereadores, e o deputado estadual Fabrício Destro (PSB) participaram de uma reunião para debater o futuro do Cepat. O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) deverá conseguir uma audiência com o ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rosseto (PT) para apressar a renovação do convênio, que expirou em 2014.

Divulgação/ND

Decisão do Ibama obrigou a retirada de plantas exóticas na orla de Ubatuba

Derrubada
Foto mostra algumas das árvores que foram derrubadas na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul. O Ibama exigiu a derrubada de todas as árvores exóticas na área para proteger as restingas e conseguiu respaldo na Justiça.

Corredor de ônibus
Leitor pergunta por que o corredor de ônibus na rua Santa Catarina está parado há anos e por que “começaram agora” o corredor da avenida Getúlio Vargas. A coluna tentou contato com o presidente do Ippuj e não conseguiu, mas a diretoria de Comunicação Social respondeu que a continuação até o terminal Vera Cruz está prevista pelas obras do PAC da Mobilidade. Neste projeto, a rua Santa Catarina (sentido Centro-bairro) vai servir de binário com a rua São Paulo (sentido bairro-Centro). Não há previsão de lançamento do edital. Vai demorar.

Pessoas desaparecidas
O titular da delegacia especializada que atua diretamente com pessoas desaparecidas em todo o Estado, delegado Vanderlei Redondo, participa hoje da sessão da Câmara de Vereadores de Joinville. Apesar de estar em Florianópolis, a delegacia tem abrangência em todo o Estado. “Temos muitos problemas em Joinville”, lembrou o vereador Manoel Bento (PT), autor do convite ao delegado. 

Frase
“Esta medida foi necessária em função da dupla fiscalização de obras que está havendo em Joinville e em outras cidades. Os Bombeiros Militares estão procurando empresas já vistoriadas pelos Voluntários e cobrando altas taxas, o que tem gerado muitos protestos das entidades empresariais. Os Bombeiros Voluntários não cobram nada pelo trabalho ao contrário dos Militares.”
Darci de Matos, deputado estadual (PSD), ao justificar seu pedido de realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o que ele chamou de “atuação desnecessária dos Bombeiros Militares em  cidades onde já atuam os Bombeiros Voluntários.

Thiago Araújo/divulgação/ND

Rua iluminada com as novas lâmpadas LED

Cidade luz
Desde o início do ano, o Consórcio SQE Luz, responsável pela iluminação pública de Joinville, já modernizou mais de 30 ruas no Centro e nos bairros América, Atiradores, Boa Vista, Anita Garibaldi, Saguaçu, Jardim Paraíso, Vila da Glória, Nova Brasília, Iririú, Vila Nova e Floresta. Nestes locais as luminárias foram substituídas por lâmpadas de LED, tendo como resultado a redução do consumo de energia elétrica. Para os próximos meses, está prevista a conclusão de 300 obras em 250 ruas, 24 servidões, 23 loteamentos, 2 praças – Vereador João Amaral e Joaquim Girardi – e no Parque da Boa Vista. Ao todo serão instaladas 2.553 luminárias.

Declaração
Lúcio Mauro Negel, presidente da executiva municipal do PSB de Joinville, nega ter declarado que o presidente estadual de seu partido, o ex-deputado federal Paulinho Bornhausen, não gosta do deputado estadual Darci de Matos (PSD), confirme afirmaram à coluna dois assessores da campanha do médico José Aluísio Vieira (Dr. Xuxo). Negel observou ainda que não esteve na reunião de sábado em Joinville. Estava em Chapecó. “O PSB continua com o prefeito Udo”, reiterou.

Mural

– Iniciada na última sexta-feira, a Feira da Partilha termina nesta quarta-feira (2) em Araquari, A previsão inicial era terminar domingo, mas os estoques ficaram baixos e o fim foi antecipado.

– Nos três primeiros dias o evento reuniu mais de 2.500 pessoas, que adquiriram vários produtos importados (cedidos pela Receita Federal) com até 50% de desconto.

– Nesta terça-feira (1), às 19h30, a Associação de Moradores Anita Garibaldi realizará reunião na Escola Anita Garibaldi. O presidente é Juarez Vieira.

Loading...