Exposição fotográfica e cortejo marcam abertura do Ano dos Açores em Florianópolis

Diretor regional das comunidades açorianas destacou que 40 instituições estão envolvidas nos festejos dos 270 anos da imigração, incluindo boa parte dos municípios do litoral catarinense e dos Açores

O ano de 2018 marca o 270º aniversário do desembarque dos primeiros casais açorianos no litoral catarinense, mas ao caráter histórico da data se aliam outras motivações, afinadas com a modernidade. Uma delas é a do turismo, tema de mostra fotográfica aberta nesta quinta-feira (22) na galeria de arte do Mercado Público de Florianópolis, com belas imagens de todas as ilhas do arquipélago português.

Presente na abertura do evento, o diretor regional das comunidades do governo dos Açores, Paulo Teves, fez questão de ressaltar que as ilhas estão entre os melhores destinos turísticos do mundo, apesar de seu aparente isolamento, e conclamou os presentes a programarem uma viagem para descobrir as paisagens e também atrações como a observação de baleias e golfinhos e as culturas da uva e do chá, destaques na economia local.

Exposição no Mercado Público - Marco Santiago/ND
Exposição no Mercado Público – Marco Santiago/ND

A programação inclui a sessão oficial de abertura do Ano dos Açores em Florianópolis, na Câmara de Vereadores, o descerramento de uma placa na rua dos Ilhéus alusiva à chegada dos primeiros 461 açorianos no Desterro, em 1748, e um cortejo até o Mercado Público com casais festeiros do Divino Espírito Santo, rendeiras e autoridades. O diretor regional das comunidades açorianas, Paulo Teves, destacou que 40 instituições estão envolvidas nos festejos dos 270 anos da imigração, incluindo boa parte dos municípios do litoral catarinense e também dos Açores. Um website será criado para divulgar todas as programações, que se estenderão até dezembro de 2018.

Teves afirmou que atualmente muitos moradores dos Açores têm conhecimento e informações acerca da imigração para o Sul do Brasil, mesmo com a distância temporal do fato, e que os próprios jornais do arquipélago destacaram a passagem dos 270 anos da saída dos primeiros navios com os casais, no final de 1747. A abertura do espaço aéreo nas ilhas Terceira e São Miguel fez com que aumentasse em 25% a presença de turistas nas ilhas em poucos anos. “Investimos para que o nosso turismo seja diferente, sustentável”, destaca o diretor regional.

“270 Anos de Presença Açoriana em SC -1748/2018” mostra plantações de chá e outras paisagens das ilhas do arquipélago - Marco Santiago/ND
“270 Anos de Presença Açoriana em SC -1748/2018” mostra plantações de chá e outras paisagens das ilhas do arquipélago – Marco Santiago/ND

Em ângulos diferentes do convencional, as fotos da exposição “270 Anos de Presença Açoriana em SC -1748/2018” mostram, por exemplo, plantações de chá e a lagoa das Sete Cidades (ilha de São Miguel), o vulcão e o farol dos Capelinhos (ilha do Faial), vinhas da ilha do Pico, trilhas na ilha de São Jorge e zonas balneárias entre rochas vulcânicas (há praias de areia apenas na ilha de Santa Marina, a mais antiga do arquipélago). A mostra pode ser vista até 9 de março, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Depois disso, deverá circular pelas cidades com registros de presença açoriana no Estado, de São Francisco do Sul a Passo de Torres.

Programação até sábado

A programação termina no sábado (24) com a conferência “Experiência de um genealogista através das famílias do antigo Império Português”, às 14h, e a oficina “Fazer genealogias hoje em Portugal”, às 16h, ambas com o professor Jorge Forjaz, no provincialado da Sociedade da Divina Providência (rua Hermann Blumenau, 102, Centro), em Florianópolis. Entre 18 e 20 de abril haverá um colóquio sobre o legado açoriano organizado pelo IHGSC (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina) e ACL (Academia Catarinense de Letras) na Capital.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Notícias

Loading...