“Faixa de Gaza”, uma terra sem lei na Grande Florianópolis

Limite entre Florianópolis e São José, onde equipe de reportagem da RICTV foi atacada, é uma das mais perigosas da região metropolitana. Moradores reclamam, mas ninguém faz nada

Parte da região onde uma equipe da RIC TV Record foi atacada esta semana por moradores de rua e viciados em crack é conhecida nos bastidores das prefeituras de Florianópolis e São José como “Faixa de Gaza”. Isso porque fica no limite entre os dois municípios, entre o Monte Cristo e Campinas. Não é de hoje que os moradores dos bairros reclamam da insegurança por causa da presença desses zumbis, que cometem pequenos furtos e ameaçam pedestres e motoristas. Passo por ali com relativa frequência e o que me espanta, além do aspecto doentio e perigoso desses moradores de rua, é a sujeira espalhada às margens da Via Expressa da BR-282 – resultado da coleta de materiais recicláveis, já que alguns frequentadores do local têm essa atividade como meio de vida. A prefeitura da Capital já fez inúmeras intervenções, inclusive com a colaboração da Comcap, para dar um aspecto melhor ao lugar. Mas isso não é suficiente. A região na verdade precisa de um choque de ordem, envolvendo órgãos de segurança pública e assistência social. O que não pode é continuar com o aspecto de degradação urbana, piorado pelas ações criminosas de alguns que vivem por ali. Não foi por outra razão que eles atacaram a equipe de reportagem da RIC TV: não querem ser incomodados. A população do entorno, no entanto, acha que eles têm que se incomodar, sim.

Razão da tranqueira

A melhor explicação para a tranqueira na BR-101 entre São José e Palhoça são os radares que monitoram a velocidade dos veículos. Embora a preocupação tenha sido justa, quanto à segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres, a implantação desses equipamentos conseguiu piorar muito a mobilidade urbana. O problema é que a limitação em 80 km/h acaba fazendo com que a maioria reduza a velocidade para até 40 km/h. O resultado é o efeito cascata, com a lentidão do trânsito alcançando mais de 20 quilômetros.

Senhor dos Passos

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta, 18, às 19h, sessão solene em homenagem aos 250 anos da Procissão do Senhor Jesus dos Passos. O ato religioso mais tradicional de Santa Catarina ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, ou seja, duas semanas antes da Páscoa. A imagem do Senhor dos Passos chegou por acaso a Desterro em 1764. Em 1765 foi criada a Irmandade do Senhor dos Passos e, em 1766, foi promovida a primeira procissão.

Briga inútil

Era mais do que evidente que grupos políticos adversários iam “se pegar” fisicamente na primeira oportunidade. Foi na quarta, 17, em São Paulo, onde haveria depoimento do ex-presidente Lula, com petistas e antipetistas se atracando nas vias públicas. Isso não melhora o Brasil. Só a conciliação, por meio de práticas políticas civilizadas, é que vai nos indicar um caminho melhor.

Cidades Criativas

A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, e a diretora executiva do Floripa Convention, Juliana Castanho, estão em Istambul (Turquia), onde de sexta, 19, até domingo, 21, participam de evento de apresentação à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco da cidade turca de Gaziantep. As representantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia viajam a convite dos anfitriões para conhecer o que já é feito por lá e em diferentes partes do mundo para desenvolver a cadeia gastronômica local.

Área de preservação

Sobre nota de quarta, 17, mencionando a quadra de beach tênis na Joaquina, a Floram esclarece que “o local já foi notificado pela fiscalização ambiental, e que segundo levantamento feito pela fiscalização; não existe qualquer tipo de cobrança para o uso da estrutura, é de uso público. Mas mesmo assim o local foi notificado por construção irregular em área de preservação. O processo administrativo já foi aberto”.

Vereador defende

Do mesmo assunto da Joaquina, recebi email do vereador Ed Pereira observando que não há ilegalidade nenhuma na estrutura de beach tênis. “Essa área entre os dois restaurantes não possui proprietário e não está na linha da preamar, sendo assim tornou-se viável e legal a instalação de refletores nas quadras”. Ed, que lutou pela aprovação do equipamento junto à prefeitura, diz que pretende continuar estimulando a instalação de quadras semelhantes em outras praias.

Mordida

“Cara de pau. No Brasil, todo mundo quer um dinheirinho público. E ainda diz que livro sobre ela tem valor cultural”. André Leite, sobre os R$ 350 mil, via Lei Rouanet, autorizados para produção da biografia da intérprete de axé Cláudia Leite.

Jogos digitais

Cada vez mais pessoas participam de campeonatos amadores de jogos eletrônicos (os eSports) para consolidar uma carreira profissional. Um exemplo é o 2º Campeonato Palhocense de League of Legends (CPLoL), promovido pelo curso de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp/Unigranrio), neste sábado, 20: as vagas foram preenchidas menos de uma semana depois de abertas as inscrições.

Carlos Damião

Já foi sensação

Um guarda-sol solitário na Praia da Saudade (Coqueiros), que às vezes está própria, às vezes imprópria, para o banho. Era a praia sensação da cidade entre as décadas de 1960 e 1970.

Divulgação

Promoção da saúde

O ACIFun, programa de promoção da saúde criado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, volta neste sábado, 20, e vai até o fim do ano. A equipe do programa estará na Praça de Portugal (trapiche da Beira-Mar), organizando corridas, caminhadas, alongamentos, passeios de bicicleta e brincadeiras para as crianças, tudo de forma gratuita. Só no ano passado, mais de 100 pessoas passaram todos os finais de semanas pelo programa.

Loading...